James Baldwin e o cinema: a política racial de Hollywood no século XX

Autores

  • Tiago Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v23i0.66352

Palavras-chave:

James Baldwin, crítica cinematográfica, cinema americano do século XX

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre a crítica de James Baldwin acerca da política racial do cinema americano no século XX. Para tanto, abordaremos textos da obra ensaística de Baldwin, nos quais o autor analisa filmes americanos entre as décadas de 1930–70, com o intuito de sistematizar suas principais hipóteses sobre o discurso cinematográfico de Hollywood. Por fim, apresentaremos uma breve consideração sobre a relevância do pensamento crítico de Baldwin para o debate contemporâneo em torno das representações culturais na indústria audiovisual do século XXI.

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Biografia do Autor

Tiago Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Tiago Leite Costa é graduado em Comunicação Social (UFRJ), mestre em Comunicação Social (PUC-Rio) e Doutor em Literatura, cultura e contemporaneidade (PUC-Rio), com estágio doutoral na Universidad Nacional de Rosario (ARG). Professor colaborador em cursos de especialização na pós-graduação Lato Sensu da PUC-Rio, também é autor de “O perfeito cozinheiro das teorias deste mundo” (Ensaio / Garamond, 2014), “Teoria da Ficção”  (Contos / Litteralux, 2024), além de diversos artigos sobre literatura, arte e comunicação publicados em periódicos acadêmicos.

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Publicado

2025-07-28

Como Citar

Costa, T. (2025). James Baldwin e o cinema: a política racial de Hollywood no século XX. Contemporanea, 23(1). https://doi.org/10.9771/contemporanea.v23i0.66352

Edição

Seção

Artigos