James Baldwin e o cinema: a política racial de Hollywood no século XX

Autores/as

  • Tiago Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v23i0.66352

Palabras clave:

James Baldwin, crítica cinematográfica, cinema americano do século XX

Resumen

O artigo propõe uma reflexão sobre a crítica de James Baldwin acerca da política racial do cinema americano no século XX. Para tanto, abordaremos textos da obra ensaística de Baldwin, nos quais o autor analisa filmes americanos entre as décadas de 1930–70, com o intuito de sistematizar suas principais hipóteses sobre o discurso cinematográfico de Hollywood. Por fim, apresentaremos uma breve consideração sobre a relevância do pensamento crítico de Baldwin para o debate contemporâneo em torno das representações culturais na indústria audiovisual do século XXI.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tiago Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Tiago Leite Costa é graduado em Comunicação Social (UFRJ), mestre em Comunicação Social (PUC-Rio) e Doutor em Literatura, cultura e contemporaneidade (PUC-Rio), com estágio doutoral na Universidad Nacional de Rosario (ARG). Professor colaborador em cursos de especialização na pós-graduação Lato Sensu da PUC-Rio, também é autor de “O perfeito cozinheiro das teorias deste mundo” (Ensaio / Garamond, 2014), “Teoria da Ficção”  (Contos / Litteralux, 2024), além de diversos artigos sobre literatura, arte e comunicação publicados em periódicos acadêmicos.

Citas

BALDWIN, James. Mass Culture and the Creative Artist: Some Personal Notes. In: Daedalus, Vol. 89, No. 2, p. 373-376. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1960. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/20026579>. Acesso em: 12 mar. 2025.

BALDWIN, James. Notas de um filho nativo. Tradução: Paulo Henriques Britto. São Paulo: Cia das Letras, 2020.

__________. Mente vazia, oficina do Diabo: Ensaios sobre a política racial do cinema americano. Tradução: Felipe Vale da Silva. São Paulo: Mµ! edições, Aetia Editorial, 2022. (E-book).

__________. Da próxima vez, o fogo. Tradução: Nina Rizzi. São Paulo: Cia das Letras, 2024.

CRAVEN, Alice Mikal. Visible and Invisible Whiteness: American White Supremacy Through the Cinematic Lens, London: Palgrave Macmillan, 2018.

Debate: Baldwin x Buckley. Cambridge Union Society (University of Cambridge). out. 1965. Disponível em: https://avplayer.lib.berkeley.edu/Video-Public-MRC/b22146014. Acesso em: 12 mar. 2025.

FRIEDMAN, Ryan Jay. ‘Enough Force to Shatter the Tale to Fragments’: Ethics and Textual Analysis in James Baldwin’s Film Theory. ELH: English Literary History, v. 77, n. 2. p. 385–412. Baltimore: John Hopkins University Press, 2010. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/40664637?readnow=1&seq=1#page_scan_tab_contents. Acesso em: 12 mar. 2025.

GATES, Jr., Henry Louis. The Fire Last Time: What James Baldwin can and can’t teach America. The New Republic, 1992. Disponível em: https://newrepublic.com/article/114134/fire-last-time. Acesso em: 12 mar. 2025.

KUHN, Anette; WESTWELL, Guy. Dictionary of Film Studies, Oxford: Oxford University Press, 2012.

MILLER, D. Quentin. The Devil Finds Work: a Hollywood Love Story (as Written by James Baldwin). In: JACKSON, Robert. (Ed.). Special section on Baldwin and film. James Baldwin Review, v. 7, p. 76–89. Manchester: Manchester University Press, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.7227/JBR.7.6. Acesso em: 12 mar. 2025.

O’MALLEY, Hayley. Another Cinema: James Baldwin’s Search for a New Film Form. In: JACKSON, Robert. (Ed.). Special section on Baldwin and film. James Baldwin Review, v. 7. p. 90-114. Manchester: Manchester University Press, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.7227/JBR.7.6. Acesso em: 12 mar. 2025.

Publicado

2025-07-28

Cómo citar

Costa, T. (2025). James Baldwin e o cinema: a política racial de Hollywood no século XX. Contemporanea, 23(1). https://doi.org/10.9771/contemporanea.v23i0.66352

Número

Sección

Artigos