CURTO-CIRCUITO DO TEMPO LINEAR OU A VIDA REEDITADA: MOBILIZAÇÕES IMAGINAIS NA PROPAGANDA DA NOVA KOMBI
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v22i1.62005Palavras-chave:
Curto circuito, Imaginário, Inteligência artificialResumo
A proposta do artigo é analisar o comercial da Volkswagen apresentando a nova Kombi que circulou nas mídias em 2023 e colocou lado a lado as cantoras Elis Regina, já falecida, e Maria Rita, mãe e filha, por artifício de inteligência artificial. Visamos problematizar as questões, conforme ensina Maffesoli, que epifanizam a vida e a morte, realçando a pós-modernidade como uma mistura orgânica de elementos arcaicos e de outros mais contemporâneos e tecnológicos. A partir desse corpus, pretendemos refletir sobre o mundo imaginal como um conjunto feito de imagens, imaginações, símbolos, que constroem a vida social e que, em curtos-circuitos do tempo linear, reeditam o que já passou, tornando-
o presente. Esse cenário, ampliado pelas tecnologias do imaginário, configura a ética da estética pós-moderna. A produção audiovisual, portanto, inscreve-se como um marco na história da publicidade brasileira, não apenas pela criação estética e impacto emocional, mas também pela sua relevância cultural e capacidade de gerar debates e reflexões sobre o mundo contemporâneo.
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