NARRATIVAS DE CRIANÇAS SOBRE AS CONSTRUÇÕES BINÁRIAS E NORMATIVAS DE GÊNEROS
DOI:
https://doi.org/10.9771/ccrh.v38i0.56726Palavras-chave:
Gêneros, Ensino fundamental, Estudos queer, Decolonialidade, NarrativasResumo
O presente artigo apresenta narrativas de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre gêneros, dialogadas com a perspectiva dos estudos queerdecolonial em interface com o papel do currículo nessas construções. As discussões de gêneros estão presentes em diversos espaços, entretanto são percebidas como tabus em determinadas esferas do campo educacional. Tendo isso em vista, o objetivo é problematizar as construções binárias e normativas de gêneros expressas nas narrativas de crianças do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de uma cidade do Oeste do Maranhão. A pesquisa ocorreu em 2019 com crianças entre 9 e 11 anos de idade, e utilizou-se suas narrativas orais produzidas em rodas de conversas com a temática gêneros, posteriormente transcritas e analisadas à luz da perspectiva queerdecolonial. Percebeu-se que as crianças possuem construções binárias e dicotômicas sobre gêneros, diferenciando e categorizando atitudes, e objetos de meninos e de meninas a partir da heteronormatividade.
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