NARRATIVAS DE CRIANÇAS SOBRE AS CONSTRUÇÕES BINÁRIAS E NORMATIVAS DE GÊNEROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v38i0.56726

Palavras-chave:

Gêneros, Ensino fundamental, Estudos queer, Decolonialidade, Narrativas

Resumo

O presente artigo apresenta narrativas de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre gêneros, dialogadas com a perspectiva dos estudos queerdecolonial em interface com o papel do currículo nessas construções. As discussões de gêneros estão presentes em diversos espaços, entretanto são percebidas como tabus em determinadas esferas do campo educacional. Tendo isso em vista, o objetivo é problematizar as construções binárias e normativas de gêneros expressas nas narrativas de crianças do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de uma cidade do Oeste do Maranhão. A pesquisa ocorreu em 2019 com crianças entre 9 e 11 anos de idade, e utilizou-se suas narrativas orais produzidas em rodas de conversas com a temática gêneros, posteriormente transcritas e analisadas à luz da perspectiva queerdecolonial. Percebeu-se que as crianças possuem construções binárias e dicotômicas sobre gêneros, diferenciando e categorizando atitudes, e objetos de meninos e de meninas a partir da heteronormatividade.

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Biografia do Autor

John Jamerson da Silva Brito, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desde 2023, vinculado à linha de pesquisa Discurso, Práticas, Ideias e Subjetividades em Processos Educativos. Professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Davinópolis/MA. Sua principal publicação é “Nossa presença incomoda!? A (re) produção dos currículos na formaçãoexperiência de sujeitosdocentes LGBTIA+” disponível em: https:/tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/4956.

Jónata Ferreira de Moura, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF), com período de estágio doutoral na Universitat de Barcelona (09/2018-02/2019). Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão (CCIm/UFMA), atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas (PPGEPE). Sua principal publicação é “Narrativas de professoras da Educação Infantil sobre o ensino de Matemática para crianças pequenas”, disponível em: https://revistas.pucsp.br/emd/article/view/52581.

Vanda Pantoja, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA/PPGSA). Professora Associada III da Universidade Federal do Maranhão (CCIm/UFMA), atuando na Licenciatura em Ciências Humanas e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS). Sua principal publicação é: “Uma Interpretação dos Reflexos da Secularização no Campo Pentecostal: Congregação Cristã no Brasil e Assembleia de Deus em Imperatriz – MA”, disponível em: https://doi.org/10.18766/2446-6549/interespaco.v1n2p204-224.

 

CONTRIBUIÇÃO DE AUTORIA:

John Jamerson da Silva Brito - Conceitualização. Curadoria de dados. Análise Formal. Investigação. Metodologia. Escrita - esboço original. Escrita - revisão e edição.

Jónata Ferreira de Moura - Conceitualização. Análise Formal. Metodologia. Escrita - revisão e edição.

Vanda Pantoja - Conceitualização. Metodologia. Escrita - revisão e edição.

 

DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE DE DADOS:

Os dados deste artigo podem ser obtidos mediante solicitação ao autor correspondente.

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Publicado

2025-10-01

Como Citar

Jamerson da Silva Brito, J. ., Ferreira de Moura, J., & Pantoja, V. (2025). NARRATIVAS DE CRIANÇAS SOBRE AS CONSTRUÇÕES BINÁRIAS E NORMATIVAS DE GÊNEROS. Caderno CRH, 38, e025063. https://doi.org/10.9771/ccrh.v38i0.56726