ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores

  • Mariane Marçal Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Mariana Marconsin Fundação Oswaldo Cruz
  • Jéssica Xavier Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Lia Silveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Valdecyr Herdy Alves Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Adriana Lemos Univesidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v28i2.10027

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Pessoal de saúde, Currículo

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de graduação orientam quanto aos aspectos da formação do profissional de Enfermagem, como a articulação teórica e prática de maneira crítica e reflexiva com caráter de prática social que atenda às necessidades de saúde da população e ao perfil profissional esperado para se engajar no Sistema Único de Saúde (SUS). Este artigo objetiva conhecer os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de graduação em Enfermagem das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter documental cujos dados foram obtidos dos sites dos cursos e/ou universidades. Foi construída uma matriz de análise considerando os elementos de um PPC. Concluiu-se que os PPCs de graduação em enfermagem das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro adotam parcialmente as DCNs.

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Biografia do Autor

Mariane Marçal, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; Residente do Curso de Residência em Enfermagem Obstétrica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. mariane_marcal@yahoo.com.br

Mariana Marconsin, Fundação Oswaldo Cruz

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; Residente do Curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz. mari_marconsin@yahoo.com.br

Jéssica Xavier, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ. jessicaxavier@gmail.com

Lia Silveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Psicóloga. Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde. Tecnóloga Educacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. liadasilveira@gmail.com.

Valdecyr Herdy Alves, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutor em Enfermagem. Professor Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (UFF). Presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO). Conselheiro da Rede de Humanização do Parto e Nascimento (REHUNA). Coordenador do Banco de Leite Humano da UFF. herdyalves@yahoo.com.br.

Adriana Lemos, Univesidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Saúde Coletiva. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. adrianalemos@unirio.br.

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Marçal, M., Marconsin, M., Xavier, J., Silveira, L., Alves, V. H., & Lemos, A. (2014). ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. Revista Baiana De Enfermagem‏, 28(2). https://doi.org/10.18471/rbe.v28i2.10027

Edição

Seção

Artigo Original