DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: PERSPECTIVA PARA O AUTOCUIDADO
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v36.44858Resumo
Objetivo: descrever os diagnósticos e as intervenções de enfermagem em crianças com transtorno do espectro autista fundamentados em taxonomias de enfermagem e na teoria do autocuidado. Método: estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa com 11 crianças e embasado na aplicação do processo de enfermagem. Utilizou-se taxonomia International Nursing Diagnoses: definitions and classification, para definição dos diagnósticos de enfermagem, a teoria do autocuidado e as recomendações da Nursing Interventions Classification para planejamento das intervenções. Resultados: isolamento social, falta de motivação e dependência para execução de atividades constituíram os principais problemas levantados. As afirmativas diagnósticas que possibilitaram a estruturação de 27 intervenções de enfermagem, compreenderam o déficit no autocuidado para alimentação, banho e higiene íntima; o isolamento social; e a disposição para melhora do autocuidado. Considerações finais: a capacidade para o autocuidado esteve comprometida, requerendo estratégias de enfermagem efetivas voltadas para a criança e para os familiares.
Descritores: Transtorno do Espectro Autista. Criança. Autocuidado. Diagnósticos de Enfermagem. Cuidados de Enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo Não Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).