Qualis/CAPES (2017-2020)
Cite Score 2025
Cuiden Citation
Repercusión Inmediata Cuiden (RIC): 0,573
Google Scholar
Verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados no Check List antes da submissão do artigo no portal, com o objetivo de verificar a adequação às normas de Revista Baiana de Enfermagem (RBE) contidas nas Diretrizes para Autores.
****Em atualização (versão de julho/2025) *****
INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DOS MANUSCRITOS
O pagamento da Taxa de Avaliação deverá ser realizado SOMENTE após aprovação na Etapa de Pré-Análise, que será comunicada via e-mail.
As taxas de Avaliação e Publicação em nenhuma hipótese serão devolvidas.
Mais informações sobre custos consulte em Sobre > Sobre a revista > Custos para publicação
Estrutura do artigo (Exceto Carta à Editora e Editorial - consultar orientações em políticas de seção)
Título
O título do artigo deverá ser apresentado no idioma de origem, fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, maiúsculas e centralizado, com até 15 palavras, refletindo o objeto do estudo com, no mínimo, dois descritores. Não deve conter siglas ou abreviaturas. Tratando-se de “revisão”, esta expressão deve ser indicada no título.
Resumo
O Resumo deverá ser apresentado em parágrafo único, espaçamento simples entrelinhas, com extensão de 120 até 150 palavras, no idioma de origem. Especificar, sem destaque em negrito, seguidas de dois pontos, as expressões: Objetivo (idêntico ao apresentado no final da Introdução), Método, Resultados e Conclusão/Considerações Finais (o termo conclusão/considerações finais deve ser o mesmo empregado no texto). Texto deve ser escrito na sequência dos dois pontos com letra minúscula e não deve conter siglas não padronizadas internacionalmente.
Descritores/ Descriptors/ Descriptores
Os Descritores deverão estar inseridos abaixo do resumo, em número de cinco, iniciados por letra maiúscula, exceto artigos e preposições, separados por ponto, com espaçamento simples entrelinhas, no idioma de origem, tal como consta nos descritores em Ciências da Saúde (DeCS - http://decs.bvs.br) ou Medical Subject Headings (MeSH - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/). Não utilizar sinônimos ou palavras-chaves.
Introdução
Na Introdução deverão constar: tema, problemática, justificativa e relevância do objeto de estudo, questão de pesquisa (opcional) e objetivo (apresentado no final, com verbo no infinitivo)
Método
O Método deve informar tipo/natureza e delineamento da pesquisa, lócus/cenário, população/amostra/participantes, critérios de inclusão e exclusão, definição da amostra, período e técnica/instrumento de coleta de dados*, técnica de processamento/sistematização e análise de dados e aspectos éticos.
*À partir do ano de 2025, a RBE receberá para apreciação apenas manuscritos cuja coleta de dados tenha sido realizada há menos de três anos. NOVO!
O método deve se baseiar em guias internacionais para preparo de artigos e deve ser informada a sua utilização ao longo da seção: Coreq ou SRQR (estudos qualitativos), Strobe (estudos observacionais em epidemiologia), Consort (ensaio clínico randomizado), Prisma (revisões sistemáticas com ou sem metanálise), Prisma SCr (Scoping Reviews).
Coreq: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/coreq/
SRQR:https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/srqr/
Strobe: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/strobe/
Consort: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/consort/
Prisma: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/prisma/
Prisma SCr: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/prisma-scr/
Para obtenção de outros guias, acessar o portal da Rede EQUATOR (Enhancing the Quality and Transparency of health Research): https://www.equator-network.org
Resultados
Os Resultados deverão estar coerentes com o objetivo do estudo, apresentados com verbos no passado e limitados à apresentação/descrição dos achados (sem discuti-los). Ao serem utilizadas ilustrações (figuras, gráficos e quadros etc.) e tabelas, o seu conteúdo deve ser complementar e não deve ser repetido no texto. O número de material ilustrativo deve ser de, no máximo, cinco por artigo (com limite de até duas laudas cada). Tabelas e quadros devem ser confeccionados no programa Word ou Excel (tamanho 11) e enviados com título (tamanho 12) e fonte (tamanho 10) .
Resultados e Discussão devem ser apresentados em seções distintas, exceto para manuscritos de Reflexão/Ensaio e Relato de Experiência/Caso, quando podem constar juntos, com título de escolha das(os) autoras(es).
Discussão
Na Discussão deverão constar interpretação dos achados e estratégias de superação da problemática, com embasamento na produção nacional e internacional, finalizando com informações relativas às limitações e contribuições do estudo.
Apenas para Reflexão/Ensaio e Relato de Experiência/Caso pode constar junto com Resultados, com título de escolha das(os) autoras(es).
Conclusão/Considerações Finais
A Conclusão/Considerações Finais deverá responder ao objetivo do estudo, limitando-se às evidências dos achados. Não deve conter citações.
Usar o termo Conclusão em estudos quantitativos e Considerações Finais em estudos qualitativos.
Referências
As referências devem seguir critérios internacionais de normalização, atualidade e qualidade científica. Espera-se que os manuscritos citem predominantemente artigos publicados em periódicos indexados, atualizados e de reconhecida relevância na área.
É recomendável que os autores revisem cuidadosamente suas referências para garantir que todas sejam provenientes de fontes confiáveis, reconhecidas pela comunidade científica, revisadas por pares e com aderência a padrões éticos de publicação.
*ATENÇÃO - Durante a avaliação do manuscrito, o Corpo Editorial e os Consultores Ad-Hoc reservam-se o direito de solicitar a revisão, substituição ou exclusão de referências oriundas de periódicos ou outras publicações (científicas ou não) cujas práticas editoriais não estejam alinhadas à política editorial da RBE, ou ainda haver rejeição do manuscrito em desk review, caso a seleção bibliográfica comprometa a consistência científica do manuscrito.
- As Referências devem estar atualizadas (mínimo de 70% nos últimos 5 anos) e contemplando a literatura internacional (mínimo de 30%), exceto para Revisão*. O número de referências deve respeitar o máximo preconizado em cada categoria.
* Para revisão, esses percentuais não incluem os artigos do resultado.
Organização no estilo Vancouver, conforme guia (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/) e exemplos dispostos no Template Rbe Padrão: listar apenas os nomes dos seis primeiros autores, seguidos da expressão et al.
- Na citação de material da internet, inserir número do DOI ou, se indisponível, informar em inglês a data do acesso e endereço da URL, exemplo: [cited 2025 Jan 02]. Available from: endereço eletrônico. Não colocar ponto final depois do DOI ou do endereço eletrônico.
- Na indicação do título do periódico, informar maiúsculas e minúsculas na forma adotada pelo periódico. Se o título abreviado não constar no site do periódico, verificar no Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS (http://portal.revistas.bvs.br). Se, no site da revista, estiver diferente do informado na BVS, optar pelo informado no site.
- Não informar artigo/livro não publicado (no prelo).
PREPARO PARA SUBMISSÃO
Deverão ser anexados ao sistema, juntamente com o artigo (Template RBE padrão), os seguintes documentos:
*Checklist (Template RBE_Checklist)
*Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa
Documento exigido para as pesquisas realizadas com seres humanos, conforme preconiza Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, e/ou a Resolução 510/2016, do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
*Formulário SciELO (se preprint)
Formulário elaborado pelo SciELO, no qual as(os) autoras(es) informam a conformidade com a ciência aberta, que se trata de artigo preprint, nome do servidor e DOI (Formulário SciELO).
* Declaração de responsabilidades Card
Documento com assinatura de todas(os) as(os) autoras(es)*, declarando a colaboração de cada um(a) para o conteúdo, responsabilidade sobre o conteúdo e a transferência dos direitos autorais para a RBE (Template RBE Declaração de Responsabilidades).
* Declaração de disponibilidade de dados
Em conformidade com os princípios da Ciência Aberta e com as boas práticas editoriais nacionais e internacionais, a partir de 2025 a RBE passou a adotar formalmente sua Política de Disponibilidade de Dados. Com essa atualização, todos os artigos publicados a partir de janeiro de 2025 passam a incluir, em sua versão final, a Declaração de Disponibilidade de Dados, documento que informa de maneira transparente como os dados da pesquisa podem ser acessados ou solicitados, sempre em conformidade com os aspectos éticos e legais pertinentes (Template Declaração de Disponibilidade de Dados).
*Folha de rosto (Template RBE Folha de Rosto).
Documento contendo as seguintes informações, que não será apresentado na etapa de avaliação, a fim de assegurar as questões éticas:
a) fontes de financiamento – no caso de financiamento para a realização do estudo, declarar fonte(s), pública(s) ou privada(s), e/ou fornecedores de materiais ou equipamentos, gratuitos ou com descontos, incluindo a origem (cidade, estado e país);
b) conflitos de interesse – informar sobre a existência ou não de potencial conflito de interesses (pessoais, políticos e/ou financeiros, que envolvem patentes, honorários e patrocínio de materiais/insumos/equipamentos) entre as(os) autoras(es) e entidade pública ou privada, que possa comprometer a credibilidade da publicação, das(os) autoras(es) e da própria ciência;
c) agradecimentos – espaço para agradecer pessoas e/ou instituições (Ex.: apoio técnico do tipo bolsa de pesquisa para estudantes/profissionais) que contribuíram para a realização da pesquisa, porém não se enquadraram nos critérios de autoria da ICMJE;
d) critérios de autoria – a RBE adota os critérios de autoria deliberados pelo ICMJE. Deve-se especificar as colaborações de cada autor(a) na elaboração do artigo:
1- concepção e planejamento do projeto;
2- análise e interpretação dos dados;
3- redação e/ou revisão crítica;
4- aprovação da versão final;
– a RBE aceita artigos com até sete autoras(es). Em caso de estudos multicêntricos, será avaliada a possibilidade de inclusão de mais autoras(es), mediante envio de carta à Editora Chefe, com solicitação e justificativa do pleito;
e) Orcid card – o Open Researcher and Contributor ID (ORCiD) consiste em um registro alfanumérico, gratuito, que identifica cada pesquisador(a) e facilita atualização/gestão de suas atividades acadêmicas e profissionais;
Validação das assinaturas
- Para garantir a autenticidade dos documentos submetidos, não serão aceitas assinaturas coladas, copiadas ou inseridas por meio de imagem escaneada. São válidas apenas:
A validação final das assinaturas será verificada pelo Corpo Editorial e a RBE reserva-se o direito de solicitar a reapresentação de documentos quando houver dúvida quanto à legitimidade das assinaturas. A autenticidade das informações declaradas é de inteira responsabilidade da(o)s autora(e)s.
VERIFICAÇÃO DE SIMILARIDADE
As políticas de plágio adotadas pela RBE estão embasadas no esclarecimento e na definição sobre a propriedade intelectual:
– a RBE adota a utilização de software para detecção de similaridades na fase de Pré-análise e Avaliação, por meio do Turnitin, cujo relatório é analisado pelas Editoras de Seção, sob a coordenação da Editora Chefe, o objetivo é assegurar a originalidade do conteúdo e a integridade científica.- card
– recomenda-se às(aos) autoras(es) verificação do artigo em antiplágios antes de submeterem-no à RBE;
– texto com até 25% de similaridades será avaliado quanto à correspondência a situações de plágio e, se identificado, o arquivo será encaminhado para que as(os) autoras(es) reescrevam trechos e/ou citem devidamente as fontes com indicação da página e retornem o arquivo juntamente com declaração esclarecedora do ocorrido. Acima deste percentual (>25%), as(os) autoras(es) e suas respectivas instituições serão notificadas quanto à identificação de plágio e consequente recusa do artigo. O mesmo ocorrerá se as similaridades forem detectadas após a publicação do artigo. Essas condutas, adotadas pela RBE, visam a redução do número de artigos com plágio e autoplágio.
REVISÃO DE LÍNGUA E TRADUÇÃO DE ARTIGOS
Em caso de aceitação, será encaminhada ao autor de correspondência uma versão pré-normatizada do manuscrito. Essa versão deverá ser submetida a processo de revisão linguística, normalização e posterior tradução.
A versão final do artigo deverá obrigatoriamente ser traduzida para os seguintes idiomas:
Inglês: título, resumo e artigo completo;
Espanhol: título e resumo.
Ressaltamos que não serão permitidas alterações no conteúdo do artigo após o envio da versão revisada para tradução. O serviço de tradução deverá ocorrer somente após a conclusão da revisão e normalização do texto.
Os custos e a responsabilidade pela contratação de serviços de revisão, normalização e tradução, bem como pela qualidade final desses trabalhos, são inteiramente da(o)s autora(e)s, devendo ser contratados os profissionais cadastrados na revista.
Maria José Bacelar, profissional independente, Brasil.
Maria José Navarro, profissional independente, Brasil.
Camila do Nascimento Carmo, profissional independente, Brasil.
Latin Trad: https://latintrad.com/pt-br/agencia/ (Português, Inglês e Espanhol)
Carmela Carvalho: carmelacarvalho@gmail.com; carmelacarvalho@outlook.com
Kalline Franco: kalline.franco@gmail.com
Laikos: contato@laikos.com.br
Enago Brasil: rafaelg@enago.com
José Belém de Oliveira Neto: jose.bon@uol.com.br
James Allen: jamesallen20@gmail.com
Prioridade Consultoria Integrada: contato@prioridade.net
Rogério Scalice: rogerioing@yahoo.com.br
Martin Webster: martinwebster2@gmail.com
Marcial Humberto: marcialhumberto@hotmail.com (Espanhol)
Ressalta-se que independente da revisão e tradução enviada pelos autores, o artigo só será publicado mediante o pagamento da taxa de publicação no prazo solicitado e envio da certificação de correção e tradução.
Pesquisa de campo ou documental com abordagem qualitativa e/ou quantitativa, análise de teoria e método.
Resumo: objetivo, método, resultados, conclusão/considerações finais.
Corpo do texto: texto contendo introdução com objetivo no final (verbo no infinitivo), método, resultados, discussão, conclusão/considerações finais. Limite de 7 autoras(es), 15 páginas e 25 referências.
Artigos Originais de Abordagem Qualitativa:
- Utilizar fala/depoimento de mais de um(a) participante, sendo esta(e) identificada(o) por codinome entre parêntesis.
Artigos Originais de Abordagem Quantitativa:
– Especificar hipóteses, variáveis e cálculo amostral, considerando perdas e base de referência, processamento estatístico, critério matemático de significância dos dados, processo de validade e precisão dos instrumentos/escalas.
– Ensaio clínico deve apresentar comprovante de registro da pesquisa clínica ou comprovante de submissão na base de dados do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC), http://www.ensaiosclinicos.gov.br/; ou relacionar a pesquisa mediante critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde e pelo Uniform Disclosure Form for Potential Conflicts of Interest (ICMJE) (www.icmje.org), quando se tratar de estudos com cooperação internacional. Observação: as razões para o não registro ou registros prospectivos deverão ser explicitadas. O número de registro deve constar na seção método, preferencialmente no parágrafo relacionado aos aspectos éticos.
- Não inserir casas decimais irrelevantes na descrição de números.
- Nas tabelas, especificar médias/medianas e medidas de dispersão (Desvio Padrão, amplitude interquartil). Tabelas descritivas de variáveis qualitativas devem especificar apenas frequência (N=) e percentual (%). Tabelas de hipóteses de variáveis devem especificar o p-valor.
Carta dirigida à editora com a intenção de esclarecer, discutir e comentar artigos recentemente publicados pela RBE, expressando concordância ou discordância sobre o assunto abordado. Será publicada juntamente com a resposta do(a) autor(a) endereçado(a).
Resumo: Não consta.
Corpo do texto: texto livre, sem divisão em seções, considerando a estrutura de uma redação dissertativa-argumentativa, composta por: introdução (apresentação da temática), desenvolvimento (expor e discutir as ideias, sustentando os argumentos) e conclusão (retomar o tema e reforçar a ideia central do trabalho). Limite de duas(ois) autoras(es), duas páginas e dez referências, se houver.
Texto que versa sobre temáticas de interesse para o conhecimento científico, acadêmico, profissional e da sociedade. Sob responsabilidade da comissão editorial da RBE o convite às(aos) autoras(es).
Resumo: não consta.
Corpo do texto: texto livre, sem divisão em seções, considerando a estrutura de uma redação dissertativa-argumentativa, composta por: introdução (apresentação da temática), desenvolvimento (expor e discutir as ideias, sustentando os argumentos) e conclusão (retomar o tema e reforçar a ideia central do trabalho). Limite de duas(ois) autoras(es), três páginas e cinco referências, se houver.
Qualis/CAPES (2017-2020)
Cite Score 2025
Cuiden Citation
Repercusión Inmediata Cuiden (RIC): 0,573
Google Scholar