CONHECIMENTO TEÓRICO-PRÁTICO DE ENFERMEIRAS SOBRE ELETROCARDIOGRAMA
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v29i2.12654Palavras-chave:
eletrocardiografia, conhecimento, educação continuada em enfermagem.Resumo
Para a obtenção de um traçado eletrocardiográfico satisfatório regras devem ser seguidas, pois um grande número de fatores técnicos podem alterar a qualidade e acurácia do registro, possibilitando falsos diagnósticos e intervenções desnecessárias. Desta forma foi realizado esse estudo com o objetivo de identificar o conhecimento dos enfermeiros das Unidades de Terapia Intensiva e Cardiologias sobre o eletrocardiograma de 12 derivações. Trata-se de estudo transversal quantitativo, realizado em um Hospital Escola no Recife/PE. A coleta de dados foi realizado entre janeiro e fevereiro de 2010, através de um formulário estruturado e os dados obtidos analisados através dos programas Epi Info versão 6. O maior índice de acertos foi relacionado à descrição da preparação para a realização do ECG (87,7%), enquanto os menores foram aqueles referentes às posições dos eletrodos precordiais (1,1%). Tais resultados permitiram identificar o déficit de conhecimento sobre os aspectos conceituais e práticos do ECG.Downloads
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