MODALIDADES DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO COM A GRADUAÇÃO NO ENSINO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Josicélia Dumêt Fernandes Universidade Federal da Bahia
  • Laís Lopes Coímbra Faculdade Maria Milza
  • Lázaro Souza da Silva Universidade Federal da Bahia
  • Rosana Maria de Oliveira Silva Universidade Federal da Bahia
  • Giselle Alves da Silva Teixeira Universidade Federal da Bahia
  • Iranete Almeida Souza Silva Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v29i3.13486

Palavras-chave:

Ensino. Educação em Enfermagem. Educação superior. Educação de pós-graduação em Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Analisar as modalidades de integração da Pós-Graduação e Graduação nos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Materiais e Métodos: Estudo exploratório, descritivo e documental. Dados coletados no site da CAPES, em 2011 e 2012, e referem-se ao triênio 2007/2009. Resultados: Foram identificadas como modalidades de integração: estágio de docência, participação em projetos/grupos de pesquisa, iniciação científica e atividade de extensão. Conclusão: As modalidades de integração identificadas fortaleceram a formação de graduandos, pós-graduandos, futuros pesquisadores, e a produção de novos conhecimentos para a área, além da parceria entre a academia, serviços de saúde e comunidade. Contudo, são ações individualizadas e padronizadas, que não evidenciam modelos inovadores para aprimorar a qualidade da formação nos dois níveis de ensino. É necessário o desenvolvimento de estratégias que favoreçam a construção de modelos inovadores e que fortaleçam a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josicélia Dumêt Fernandes, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Escola de Enfermagem da UFBA.

Laís Lopes Coímbra, Faculdade Maria Milza

Enfermeira. Residente em Enfermagem em Terapia Intensiva pela FAMAM/Hospital da Cidade.

Lázaro Souza da Silva, Universidade Federal da Bahia

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem pela UFBA.

Rosana Maria de Oliveira Silva, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da UFBA.

Giselle Alves da Silva Teixeira, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela UFBA.

Iranete Almeida Souza Silva, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela UFBA.

Publicado

2015-09-28

Como Citar

Fernandes, J. D., Coímbra, L. L., Silva, L. S. da, Silva, R. M. de O., Teixeira, G. A. da S., & Silva, I. A. S. (2015). MODALIDADES DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO COM A GRADUAÇÃO NO ENSINO DE ENFERMAGEM. Revista Baiana De Enfermagem‏, 29(3), 192–200. https://doi.org/10.18471/rbe.v29i3.13486

Edição

Seção

Artigo Original