EXPOSIÇÃO A MATERIAL BIOLÓGICO ENVOLVENDO TRABALHADORES EM HOSPITAL ESPECIALIZADO EM DOENÇAS INFECCIOSAS

Autores

  • Priscila do Carmo Freitas de Carvalho
  • Gabriela da Cunha Januário
  • Letícia Pimenta Lopes
  • Renata Karina Reis
  • Silmara Elaine Toffano-Malaguti

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v30i3.15670

Palavras-chave:

Pessoal de saúde, Exposição ocupacional, Acidentes de trabalho.

Resumo

Objetivo: caracterizar as exposições ocupacionais envolvendo material biológico segundo as fichas de comunicado de acidente de trabalho de um hospital público brasileiro de referência em doenças infecciosas. Método: estudo retrospectivo descritivo, com abordagem quantitativa, envolvendo 117 (100%) exposições ocupacionais. Desenvolvido no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2014. Realizada análise estatística descritiva e as proporções analisadas pelo teste Qui-Quadrado (IC=95%; p<0,05). Resultados: 65,8% das exposições ocorreram entre técnicos de enfermagem, pela via percutânea (59,8%); envolvendo sangue (58,1%); o material utilizado foi agulha oca (42,7%). Em 53,8% dos pacientes-fonte identificados, o resultado foi positivo para o HIV. Conclusão: os dados encontrados apontam que o material cortante e perfurante foi mais frequente nas exposições e que estas envolveram mulheres, jovens e profissionais da enfermagem. Identificou-se também necessidade de melhorias na ficha de notificação e nas medidas de prevenção de acidentes.

Descritores: Pessoal de Saúde; Exposição Ocupacional; Acidentes de Trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila do Carmo Freitas de Carvalho

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei

Gabriela da Cunha Januário

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei.

Letícia Pimenta Lopes

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo programa interunidades da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo Ribeirão Preto. Enfermeira no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG.

Renata Karina Reis

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Doutora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto.

Silmara Elaine Toffano-Malaguti

Enfermeira. Doutora em  Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto . Professora adjunta do curso de enfermagem da Universidade Federal do Triangulo Mineiro.

Publicado

2016-08-31

Como Citar

Carvalho, P. do C. F. de, Januário, G. da C., Lopes, L. P., Reis, R. K., & Toffano-Malaguti, S. E. (2016). EXPOSIÇÃO A MATERIAL BIOLÓGICO ENVOLVENDO TRABALHADORES EM HOSPITAL ESPECIALIZADO EM DOENÇAS INFECCIOSAS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 30(3). https://doi.org/10.18471/rbe.v30i3.15670

Edição

Seção

Artigo Original