CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM PARA PREVENÇÃO E MONITORIZAÇÃO DO DELIRIUM EM IDOSOS

Autores

  • Tássia Nery Faustino Universidade do Estado da Bahia
  • Larissa Chaves Pedreira Universidade Federal da Bahia
  • Rosana Maria de Oliveira Silva Universidade Federal da Bahia
  • Yasmin Seixas de Freitas Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v30i3.15794

Palavras-chave:

Delirium, Idoso, Unidade de Terapia Intensiva, Equipe de Enfermagem

Resumo

Objetivo: verificar conhecimentos e práticas da equipe de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) acerca do cuidado ao idoso para prevenção e monitorização do delirium. Método: pesquisa-ação com nove enfermeiras e uma técnica em enfermagem. Os dados foram coletados em uma oficina pedagógica e utilizou-se a análise de conteúdo. Resultados: as entrevistadas demonstraram conhecimento superficial sobre a manifestação do delirium, expresso por agitação, falas desconexas, alucinações e perda súbita de memória. Informaram apenas a necessidade de medidas de reorientação para prevenir novos episódios e o uso de antipsicóticos/sedativos e imobilização no leito para controle do quadro. Na prática, detectam a disfunção exclusivamente mediante sinais clínicos, a previnem com reorientação e promoção do sono e controlam o quadro com contenção física e medicamentos prescritos. Conclusão: as participantes mostraram conhecimento incipiente sobre a temática, o que repercute diretamente nas práticas efetuadas para prevenção e monitorização do delirium na unidade locus.

Descritores: Delirium; Demência; Transtorno Amnéstico e Outros Transtornos Cognitivos; Idoso; Unidades de Terapia Intensiva; Equipe de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tássia Nery Faustino, Universidade do Estado da Bahia

Enfermeira Intensivista. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Professora Auxiliar do curso de Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia.

Larissa Chaves Pedreira, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia.

Rosana Maria de Oliveira Silva, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia.

Yasmin Seixas de Freitas, Universidade do Estado da Bahia

Enfermeira formada pela Universidade do Estado da Bahia.

Publicado

2016-08-24

Como Citar

Faustino, T. N., Pedreira, L. C., Silva, R. M. de O., & Freitas, Y. S. de. (2016). CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM PARA PREVENÇÃO E MONITORIZAÇÃO DO DELIRIUM EM IDOSOS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 30(3). https://doi.org/10.18471/rbe.v30i3.15794

Edição

Seção

Artigo Original