MOTIVOS PARA PACIENTES EM HEMODIÁLISE NÃO INGRESSAREM EM LISTA DE TRANSPLANTE

Autores

  • Macilene Regina Pauletto UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Margrid Beuter UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Arlete Maria Brentano Timm UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Naiana Oliveira dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Claudia Regina Maldaner UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Jamile Lais Bruisma UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v30i3.15987

Palavras-chave:

Enfermagem, Motivação, Diálise Renal, Transplante de rim.

Resumo

Objetivo: conhecer os motivos que influenciam os pacientes em hemodiálise, com indicação para transplante renal, em não ingressar na lista de espera. Método: pesquisa exploratória com abordagem qualitativa desenvolvida com 15 pacientes em hemodiálise de uma clínica renal na região sul do Brasil. A coleta dos dados ocorreu por meio da entrevista narrativa de vivências. Os dados foram submetidos à análise temática. Resultados: os motivos para não ingressar em lista de espera foram: necessidade de medicações; implicações financeiras e dificuldades para ingressar na lista; incertezas e experiências negativas do transplante; possibilidade de complicações e de retorno à hemodiálise; medo da morte; e, não é o momento. Conclusão: perante os motivos que influenciaram os pacientes a não ingressar numa lista de espera, alguns deles permaneceram com dúvidas e incertezas, não tomando como definitiva a sua posição de não ingressar em lista de espera para transplante.

Descritores: Enfermagem; Motivação; Diálise Renal; Transplante de rim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Macilene Regina Pauletto, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Enfermeira Assistencial do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM), Santa Maria (RS), Brasil. macipauletto@gmail.com

 

Margrid Beuter, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Associada do Departamento de Enfermagem e do PPGEnf. da UFSM, Santa Maria (RS), Brasil.

Arlete Maria Brentano Timm, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Enfermeira Assistencial do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM), Santa Maria (RS), Brasil.

Naiana Oliveira dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Enfermeira, Doutoranda do PPGENF da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bolsista demanda social CAPES, Porto Alegre (RS), Brasil.

Claudia Regina Maldaner, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Enfermeira Assistencial do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM), Santa Maria (RS), Brasil.

Jamile Lais Bruisma, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Enfermeira, Doutoranda PPGEnf. da UFSM, Bolsista demanda social CAPES, Santa Maria (RS), Brasil,

Publicado

2016-09-14

Como Citar

Pauletto, M. R., Beuter, M., Timm, A. M. B., Santos, N. O. dos, Maldaner, C. R., & Bruisma, J. L. (2016). MOTIVOS PARA PACIENTES EM HEMODIÁLISE NÃO INGRESSAREM EM LISTA DE TRANSPLANTE. Revista Baiana De Enfermagem‏, 30(3). https://doi.org/10.18471/rbe.v30i3.15987

Edição

Seção

Artigo Original