COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PARA ENFERMEIROS: A VISÃO DE DISCENTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores

  • Laura Andrian Leal Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
  • Silvia Helena Henriques Camelo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
  • Mirelle Inácio Soares Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
  • Fabiana Cristina dos Santos Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
  • Rosângela Correa Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
  • Lucieli Dias Pedreschi Chaves Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v30i3.16380

Palavras-chave:

Competência profissional, Enfermagem, Bacharelado em enfermagem, Educação superior.

Resumo

Objetivo: caracterizar as competências profissionais para os enfermeiros na visão de discentes de graduação em enfermagem, bem como as estratégias mobilizadas para aquisição dessas competências. Método: estudo qualitativo que utilizou a entrevista semiestruturada na coleta de dados ocorrida de janeiro a julho de 2015. Para análise dos dados foi utilizado o método de análise temática indutiva. Resultados: participaram da pesquisa 54 discentes, sendo 87% do sexo feminino e 13% do sexo masculino, na faixa etária entre 21 e 46 anos, 27,77% possuíam formação técnica em enfermagem. Quanto à procedência dos participantes, a maior parte (64,81%) era da região de Ribeirão Preto. Conclusão: na visão dos discentes, as competências profissionais para os enfermeiros foram conhecimento teórico-prático, liderança, comunicação, gerenciamento, relacionamento interpessoal e trabalho em equipe e competências pedagógicas. As estratégias mobilizadas para aquisição dessas competências foram experiência prática, aprimoramento profissional, grupos de estudo e apoio dos docentes.

Descritores: Competência Profissional; Enfermagem; Bacharelado em Enfermagem; Educação Superior.

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Biografia do Autor

Laura Andrian Leal, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. FONE: +55 16 991731351/33153440. E-mail: laura.andrian.leal@usp.br

Silvia Helena Henriques Camelo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. FONE: +55 16 33153440. E-mail: shcamelo@eerp.usp.br

Mirelle Inácio Soares, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Enfermeira. Doutoranda do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. FONE: +55 16 33153440. E-mail: mirelleenfermagem@gmail.com

Fabiana Cristina dos Santos, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. FONE: +55 16 33153440. E-mail: fabianacrs@hotmail.com

Rosângela Correa, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Analista de Sistemas. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. FONE: +55 16 33153440. E-mail: rc.sp@usp.br

Lucieli Dias Pedreschi Chaves, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. FONE: +55 16 33153440. E-mail: dpchaves@eerp.usp.br

Publicado

2016-09-14

Como Citar

Leal, L. A., Camelo, S. H. H., Soares, M. I., dos Santos, F. C., Correa, R., & Chaves, L. D. P. (2016). COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PARA ENFERMEIROS: A VISÃO DE DISCENTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. Revista Baiana De Enfermagem‏, 30(3). https://doi.org/10.18471/rbe.v30i3.16380

Edição

Seção

Artigo Original