CARACTERIZAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA

Autores

  • Gleicielle Aparecida Andrade Lefundes
  • Nathalie Oliveira Gonçalves Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Jequié.
  • Adriana Alves Nery Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Titular do Departamento de Saúde da UESB, campus Jequié. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e saúde. aanery@gmail.com
  • Alba Benémerita Alves Vilela Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Saúde da UESB, campus Jequié. Pesquisadora associada a Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e saúde.
  • Ismar Eduardo Martins Filho Doutor em Odontologia Legal. Professor Adjunto do Departamento de Saúde da UESB, campus Jequié.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v30i3.16387

Palavras-chave:

Atendimento Pré-hospitalar, Perfil epidemiológico, Serviços médicos de urgência.

Resumo

Objetivo: caracterizar as ocorrências atendidas pelo serviço de atendimento pré-hospitalar móvel. Método: estudo descritivo, de corte transversal e abordagem quantitativa. Resultados: dentre as solicitações de socorro, a do tipo clínico teve maior proporção (58,9%), seguida pelo traumático com 30,4% dos atendimentos. Com relação às ocorrências clínicas, tiveram destaque as relacionadas ao aparelho circulatório (19,0%). As ocorrências traumáticas, por sua vez, relacionaram-se, em sua maioria, aos acidentes envolvendo veículos automotores (38,5%). No tocante à distribuição geral dos atendimentos por sexo, o maior percentual (50,7%) correspondeu a indivíduos do sexo masculino. Conclusão: o estudo revela maior atendimento por causas clínicas, fruto das demandas não atendidas na rede pública. A ocorrência de determinados agravos esteve atrelada ao fator sexo e à temporalidade.

Descritores: Atendimento Pré-hospitalar; Perfil Epidemiológico; Serviços Médicos de Urgência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleicielle Aparecida Andrade Lefundes

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Jequié.

Publicado

2016-09-16

Como Citar

Andrade Lefundes, G. A., Gonçalves, N. O., Nery, A. A., Alves Vilela, A. B., & Martins Filho, I. E. (2016). CARACTERIZAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 30(3). https://doi.org/10.18471/rbe.v30i3.16387

Edição

Seção

Artigo Original