O BRINCAR E A CRIANÇA HOSPITALIZADA: VISÃO DE ENFERMEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v30i4.16414Palavras-chave:
Criança hospitalizada, Jogos e brinquedos, Enfermagem pediátricaResumo
Objetivo: investigar como as enfermeiras vivenciam a inserção do brincar nas atividades cotidianas de cuidado em uma unidade de internação pediátrica. Metodologia: estudo exploratório com abordagem qualitativa, realizado com nove enfermeiras de um hospital público pediátrico do interior cearense, Brasil. Os dados, coletados por meio de entrevista semiestruturada, foram organizados mediante a análise de conteúdo temática. Resultados: emergiram três categorias simbólicas: dificuldades para a inserção do brincar no cuidado à criança hospitalizada; facilidades para a inserção do brincar no cuidado à criança hospitalizada; e significados do brincar para as enfermeiras. O principal motivo relatado pelas enfermeiras, para que o brincar não fosse incluído rotineiramente nas suas ações de cuidado com a criança, referiu-se à rotina de trabalho. Conclusão: as enfermeiras referiram obstáculos e facilidades relativos à inclusão do brincar nas atividades cotidianas de cuidado e o reconheceram como importante estratégia para cuidar das crianças hospitalizadas.
Descritores: Criança Hospitalizada; Jogos e Brinquedos; Enfermagem Pediátrica.
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