OFICINA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE ARBOVIROSES

Autores

  • Priscila Meira Mascarenhas Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Valéria Marques Lopes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Maílla dos Santos Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Geslaney Reis da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ana Cristina Santos Duarte Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Rita Narriman Silva de Oliveira Boery Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i2.17004

Palavras-chave:

Oficina, Dengue, Zika, Chikungunya

Resumo

Objetivo: descrever o uso da oficina pedagógica como um espaço de construção, reflexão e problematização da realidade. Método: Relato de experiência. Foi realizada uma oficina pedagógica com 10 estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Brasil, em maio de 2016, sobre a temática dengue, zika e chikungunya, com a aplicação de um pré-teste e de um pós-teste. Resultados: O grupo possuía conhecimentos acerca do tema, demonstrando não ser algo novo devido à divulgação por meios de comunicação. Observou-se a necessidade de esclarecimentos quanto à diferenciação de sinais e sintomas, e reforço em algumas medidas preventivas, o que foi abordado no decorrer da intervenção. Conclusão: A oficina contribuiu para a propagação de conhecimento sobre a temática, permitiu fomentar a associação teoria-prática a partir de uma realidade vivida que precisa ser trabalhada, inquietando os participantes a serem atores sociais nesse processo.

 

Descritores: Dengue; Zika Vírus; Vírus Chikungunya; Conhecimento. 

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Biografia do Autor

Priscila Meira Mascarenhas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho e Saúde da Família com ênfase na implantação das Linhas de Cuidado. Mestranda em Enfermagem e Saúde - PPGES pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Valéria Marques Lopes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Especialista em UTI. Mestranda em Enfermagem e Saúde - PPGES pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Maílla dos Santos Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Mestranda em Enfermagem e Saúde - PPGES pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Geslaney Reis da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem e Saúde - PPGES pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Ana Cristina Santos Duarte, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Bióloga.Doutora em Educação. Pós doutorado em Didática das Ciências Experimentais. Professora pleno do departamento de Ciências Biológicas, da área de educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Rita Narriman Silva de Oliveira Boery, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira.Professora Doutora do Curso de Mestrado em Enfermagem e Saúde - PPGES da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Publicado

2017-06-27

Como Citar

Mascarenhas, P. M., Lopes, V. M., Silva, M. dos S., da Silva, G. R., Duarte, A. C. S., & Boery, R. N. S. de O. (2017). OFICINA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE ARBOVIROSES. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(2). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i2.17004

Edição

Seção

Relato de Experiência/Caso