QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DO AMAZONAS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v30i4.17011Palavras-chave:
Qualidade de vida, Estudantes de enfermagem, Educação em enfermagemResumo
Objetivo: avaliar a qualidade de vida de estudantes de enfermagem de uma universidade pública no estado do Amazonas. Método: estudo transversal realizado com 116 estudantes de enfermagem entre fevereiro a março de 2014 no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, Coari, Amazonas. Foi utilizado questionário autoaplicável para analisar as variáveis socioeconômicas, demográficas e acadêmicas, além do instrumento WHOQOL-bref. Resultados: os domínios de maior e menor escores médio, foram respectivamente o das relações sociais (71,2) e domínio físico (57,4). Houve associação entre sexo, com os domínios físico (p=0,04) e das relações sociais (p=0,02), além do tempo de curso na universidade, com os domínios psicológico (p=0,01) e relações sociais (p=0,03). Conclusão: avaliações da qualidade de vida de estudantes de enfermagem podem orientar intervenções institucionais, a fim de apoiar os acadêmicos a enfrentar as dificuldades encontradas durante a graduação.
Descritores: Qualidade de Vida; Estudantes de Enfermagem; Educação em Enfermagem.
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