POSITIVISMO E COMPLEXIDADE: INTERFACES E INFLUÊNCIAS NO CONTEXTO DO ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores

  • Raphael Raniere de Oliveira Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Soraya Maria de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Viviane Euzébia Pereira Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Alexsandra Rodrigues Feijão Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • João Bosco Filho Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.
  • Marília Souto de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i1.17067

Palavras-chave:

Enfermagem, Ensino de Enfermagem, docentes.

Resumo

Objetivo: identificar a relação entre as propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem no tocante às competências e habilidades requeridas para a formação do enfermeiro, e as teorias da complexidade e do positivismo. Método: estudo teórico-reflexivo. Resultados: no contexto do ensino e da formação do enfermeiro, a lógica complexa insere-se em razão da necessidade de diálogo entre os diversos saberes. Assim, o positivismo e a teoria da complexidade são visualizados como ideias balizadoras da formação, o que demonstra o fato de que as teorias não se eliminam, mas acabam convivendo e orientando os processos de formação em saúde. Conclusão: a matriz positivista e as características de uma lógica próxima da teoria da complexidade podem ser identificadas nas diversas interfaces do processo formativo do profissional enfermeiro. Por isso, cabe às instituições formadoras, aos docentes e discentes refletir sobre as contribuições de cada corrente.

Descritores: Enfermagem; Ensino de Enfermagem; Docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Raniere de Oliveira Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Soraya Maria de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada IV e Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e coordenadora do Grupo de Pesquisa Caleidoscópio da Educação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Viviane Euzébia Pereira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e da Pós-Graduação em Enfermagem e líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Investigação do Cuidado, Segurança e Tecnologias em Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Alexsandra Rodrigues Feijão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e da Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

João Bosco Filho, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

Enfermeiro. Doutor em Educação. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Pesquisador do Grupo de Estudos Marcos Teóricos Metodológicos reorientadores da educação e do trabalho em saúde. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Marília Souto de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Estudante da Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  Bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Publicado

2017-03-31

Como Citar

Costa, R. R. de O., Medeiros, S. M. de, Pereira Santos, V. E., Feijão, A. R., Bosco Filho, J., & Araújo, M. S. de. (2017). POSITIVISMO E COMPLEXIDADE: INTERFACES E INFLUÊNCIAS NO CONTEXTO DO ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i1.17067

Edição

Seção

Artigo Original