CONTRIBUTOS PARA O AGIR DA ENFERMAGEM: DESCRIÇÃO DE UMA PRÁTICA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v30i3.17078Palavras-chave:
Enfermagem em saúde comunitária, Educação em enfermagem, Saúde da famíliaResumo
Objetivo: descrever vivências de estudantes do curso de enfermagem em unidades de Estratégias Saúde da Família. Metodologia: relato de experiência, elaborado após estágio realizado em duas unidades de saúde do município de Ijuí (RS), Brasil, desenvolvido durante fevereiro e abril de 2016 em consonância com o Estágio Curricular Supervisionado I. Resultados: durante o estágio, os estudantes foram instigados a percorrer os caminhos teóricos e práticos no agir do enfermeiro na observação da realidade e aplicação do conhecimento conceitual, voltado para o raciocínio clínico de acordo com a assistência integral e para o gerenciamento da unidade e da equipe de saúde. Conclusões: a vivência dos estudantes em campo prático possibilitou que os acadêmicos pudessem agir, baseando- -se nos conhecimentos previamente discutidos em aulas teóricas, assim como inteirar-se sobre a importância do papel desempenhado pelo enfermeiro em uma ESF, suas ações e atribuições.
Descritores: Enfermagem em Saúde Comunitária; Educação em Enfermagem; Saúde da Família; Integralidade em Saúde.
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