INTERCÂMBIO DE SABERES PROFISSIONAIS ENTRE RESIDÊNCIAS EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA

Autores

  • Bruna Dedavid da Rocha Centro Universitário Franciscano
  • Cláudia Zamberlan Centro Universitário Franciscano
  • Dirce Stein Backes Centro Universitário Franciscano
  • Hilda Maria Barbosa de Freitas Centro Universitário Franciscano
  • Regina Gema Santini Costenaro Centro Universitário Franciscano
  • Juliana Silveira Bordignon Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i1.18143

Palavras-chave:

Enfermagem obstétrica, Parto humanizado, Humanização da assistência.

Resumo

Objetivo: descrever a experiência de residentes em enfermagem obstétrica em intercâmbio profissional. Método: relato de experiência vivenciado por meio de convênio entre os Programas de Residência em Enfermagem Obstétrica do Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, Rio Grande do Sul, e a Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, entre agosto e setembro de 2015. Resultados: foi oportunizado às residentes o acompanhamento e a assistência ao pré-natal, trabalho de parto, parto e puerpério imediato, de risco habitual, os quais eram assistidos integral e exclusivamente por enfermeiras obstetras, assim como o acompanhamento
e a assistência compartilhada com a equipe médica e residentes de medicina, de parturientes de alto risco e em processo de abortamento. Conclusão: foram possibilitadas às residentes em enfermagem obstétrica reflexões importantes sobre a assistência prestada no Rio de Janeiro e em Santa Maria.


Descritores: Enfermagem Obstétrica; Parto Humanizado; Humanização da Assistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Dedavid da Rocha, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira obstetra. Mestranda em Saúde Materno Infantil.

Cláudia Zamberlan, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira. Professora. Doutora. Especialista em Terapia Intensiva. Docente do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica e Mestrado Materno Infantil do Centro Universitário Franciscano. Santa Maria, RS, Brasil.

Dirce Stein Backes, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira. Doutora. Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil e docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e da Vida. Santa Maria, RS, Brasil.

Hilda Maria Barbosa de Freitas, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira. Doutora. Coordenadora da COREMU e do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica e docente do Centro Universitário Franciscano.

Regina Gema Santini Costenaro, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira. Doutora. Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Materno Infantil e do curso de graduação do Centro Universitário Franciscano.

Juliana Silveira Bordignon, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira obstetra. Mestranda em Saúde Materno Infantil pelo Centro Universitário Franciscano. Santa Maria, RS, Brasil.

Publicado

2017-03-30

Como Citar

Dedavid da Rocha, B., Zamberlan, C., Stein Backes, D., Barbosa de Freitas, H. M., Santini Costenaro, R. G., & Silveira Bordignon, J. (2017). INTERCÂMBIO DE SABERES PROFISSIONAIS ENTRE RESIDÊNCIAS EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i1.18143

Edição

Seção

Relato de Experiência/Caso