ANÁLISE DO PROCESSO FORMATIVO DE UMA RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Adailton da Silva dos Santos Faculdade Maria Milza
  • Lívia Magalhães Costa Castro Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia
  • Norma Carapiá Fagundes Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia
  • Débora Feijó Villas Bôas Vieira Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i4.22771

Resumo

Objetivo: analisar o processo formativo de uma Residência de Enfermagem em Terapia Intensiva sob a ótica dos egressos. Método: estudo descritivo, exploratório e quantitativo. Participaram todos os egressos da residência entre os anos de 2004 a 2012. Deles, 91 retornaram o instrumento de pesquisa enviado por e-mail e preenchido entre julho e setembro de 2013. Os dados foram analisados através da estatística descritiva. Resultados: o currículo teve maior frequência de avaliação satisfatória (87,9%); a relação entre aulas teóricas e práticas (44%) e o relacionamento com a preceptoria (34,1%) destacaram-se como avaliação intermediária. Todos relataram desenvolver competências para o mercado laboral e apenas 3,3% informaram alguma insatisfação com a residência. Conclusão: a pesquisa identificou que programas de residência devem ter propostas avaliativas que analisem diversos aspectos relacionados ao curso, além da avaliação cognitiva dos residentes. Recomenda-se implementar projetos de educação permanente que abordem atualização científica e formação pedagógica de preceptores e coordenadores.


Descritores: Enfermagem. Internato não médico. Educação em enfermagem. Unidades de terapia intensiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adailton da Silva dos Santos, Faculdade Maria Milza

Especialista em Terapia Intensiva pelo Programa de Residência de Atenção à Saúde em âmbito Hospitalar da Faculdade Maria Milza. Enfermeiro graduado pela Faculdade Maria Milza. Enfermeiro Intensivista do HU-UFGD.

Lívia Magalhães Costa Castro, Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia

Mestre em enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, especialista em terapia intensiva, MBA em Gestão em Saúde, Coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Hospital da Cidade e Enfermeira do Instituto Sócrates Guanaes.

Norma Carapiá Fagundes, Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia com estágio doutoral na Universidade Paris VIII, França, com duração de 12 meses. Professora Associada da Universidade Federal da Bahia.

Débora Feijó Villas Bôas Vieira, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Epidemiologia pelo Programa de Pós-graduação em Epidemiologia (PPGEPI) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da UFRGS, Professora Assistente do Serviço de Enfermagem em Terapia Intensiva do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Título de Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva pela Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (ABENTI).

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Santos, A. da S. dos, Castro, L. M. C., Fagundes, N. C., & Vieira, D. F. V. B. (2017). ANÁLISE DO PROCESSO FORMATIVO DE UMA RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(4). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i4.22771

Edição

Seção

Artigo Original