IMPORTÂNCIA DA TEMÁTICA TUBERCULOSE NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: A DISCURSIVIDADE DOS DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v33.30472Resumo
Objetivo: analisar a discursividade dos docentes sobre a importância da temática tuberculose nos cursos de graduação em Enfermagem. Método: estudo qualitativo do tipo exploratório, desenvolvido entre janeiro e março de 2015 em duas universidades públicas de Enfermagem do estado do Amazonas, Brasil. Participaram do estudo 15 docentes do curso de Enfermagem, sendo a maioria do sexo feminino, possuía mestrado, com mais de cinco anos na docência, experiência anterior à docência e apenas um vínculo profissional. Utilizou-se a Análise do Discurso de matriz francesa como princípio teórico-metodológico. Resultados: emergiram, como resultados, dois blocos discursivos: Importância da temática da tuberculose na estrutura curricular; e Papel do enfermeiro no controle da tuberculose. Conclusão: os sentidos produzidos pelo discurso dos docentes permitiram concluir que a tuberculose, por ser uma doença importante do ponto de vista epidemiológico e social, precisa ter maior abrangência na matriz curricular dos cursos de graduação em Enfermagem, tendo vista o protagonismo dessa profissão nas ações de controle da doença.
Descritores: Tuberculose. Enfermagem. Docentes de Enfermagem. Ensino Superior. Instituições de Ensino Superior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo Não Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).