CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE LESÕES POR PRESSÃO: DESAFIO PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v33.34425Resumo
Objetivo: descrever o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem em relação à avaliação, classificação e prevenção de lesões por pressão. Método: pesquisa transversal e quantitativa, realizada em instituição de ensino superior particular do estado do Paraná. Foi aplicado o questionário, Teste de Conhecimento de Pieper, no mês de maio de 2019, para 158 acadêmicos matriculados nos 2º, 3º e 4º anos do curso de graduação. Os dados foram analisados por estatística descritiva e analítica; questões com acertos ≥90% representaram conhecimento satisfatório. Resultados: o conhecimento sobre lesões por pressão foi considerado insatisfatório em 56,1% das questões. A média de acertos dos acadêmicos do 4º ano foi significativamente superior à média do 2º ano, para os itens relativos às medidas preventivas (p=0,006). Nas demais comparações não houve diferenças significativas. Conclusão: o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem com relação à avaliação, classificação e prevenção de lesões por pressão foi insatisfatório em todos os anos.
Descritores: Lesão por Pressão. Estudantes de Enfermagem. Conhecimento. Prevenção.
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