EXPERIÊNCIA TRANSICIONAL DE ENFERMEIROS EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v33.34564Resumo
Objetivo: analisar as condições vivenciadas por enfermeiros durante a experiência transicional em um programa de residência. Método: estudo exploratório, qualitativo, que utilizou a história oral de vida temática, fundamentada na teoria de transição de Afaf Meleis. Participaram do estudo 40 enfermeiros egressos de um curso de residência, cujas narrativas foram submetidas à análise de conteúdo temática. Resultados: foram experienciadas condições favoráveis e desfavoráveis que expressaram a coesão entre a instituição de ensino e os cenários de prática, a integração das equipes gestora e executora, a coerência do conteúdo teórico e prático, o apoio da rede social, o conhecimento de pessoas e o estabelecimento de laços de amizade, a queda do padrão de vida, o acúmulo de atividades e o afastamento de vínculos sociais. Conclusão: o significado e o valor atribuídos pelos egressos às condições favoráveis e desfavoráveis vivenciadas durante a experiência transicional em um programa de residência interferiram na adaptação, no desenvolvimento da transição e nos resultados da experiência transicional.
Descritores: Educação de Pós-Graduação em Enfermagem. Internato não Médico. Especialização. Enfermagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo Não Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).