IMPACTO PSICOSSOCIAL CAUSADO PELA PANDEMIA DA COVID-19 NOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37900

Resumo

Objetivo: Descrever o impacto psicossocial causado pela pandemia do novo coronavírus nos profissionais de saúde por meio de uma revisão narrativa. Método: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura realizada na plataforma da Biblioteca Virtual em Saúde usando os seguintes descritores “Profissionais da saúde” AND “COVID-19”, no período de maio a junho de 2020, selecionados inicialmente 430 estudos e após a leitura do título e resumo, totalizaram seis artigos. Resultados: Os profissionais da saúde que estão na linha de frente contra a pandemia da COVID-19, enfrentam incertezas, anseios e preocupações, gerando sentimentos como: ansiedade, estresse, ambivalência, depressão e exaustão, podendo ocasionar problemas na saúde mental e física. Conclusão: Em meio a pandemia os profissionais podem sentir-se desamparados, sobrecarregados de atividades e gravemente afetados psicologicamente, tornando-os mais vulneráveis. Sendo assim, é necessário a adoção de medidas protetivas, estabelecimento de metas exequíveis, melhores condições de trabalho, assistência médica e apoio psicológico.

Descritores: Infecções por Coronavirus. Pandemia. Pessoal de Saúde. Impactos na Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Ranyelle Soares de Almeida, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Graduanda de Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Integrante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Vulnerabilidade e Saúde (NIEVS/UEFS). Integrante da Liga Acadêmica de Enfermagem Emergencista (LAcEEm/UEFS). Departamento de Saúde. Feira de Santana-BA, Brasil. Tel.: (75) 98151-6851.

Diana Cardeal do Nascimento, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Graduanda de Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Departamento de Saúde. Feira de Santana-BA, Brasil. Tel.: (75) 99235-6361.

Jenny Caroline Vieira Moura, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Graduanda de Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Integrante do Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva (NUPISC/UEFS). Departamento de Saúde. Feira de Santana-BA, Brasil. Tel.: (75) 98210-4612

Juliana Macêdo dos Santos Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Graduanda de Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Integrante da Liga Acadêmica de Enfermagem Emergencista (LAcEEm/UEFS). Integrante do Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva (NUPISC/UEFS). Departamento de Saúde. Feira de Santana-BA, Brasil. Tel.: (75) 99968-9690.

Denise Rios de Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Graduanda de Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Integrante do Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva (NUPISC/UEFS). Departamento de Saúde. Feira de Santana-BA, Brasil. Tel.: (75) 98224-2025.

Maria Yaná Guimarães Silva Freitas, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutora em saúde pública ISC/ UFBS.  Professora adjunta do curso de Enfermagem e da pós graduação na UEFS no Mestrado profissional em saúde coletiva e mestrado profissional em enfermagem. Departamento de Saúde. Feira de Santana-BA, Brasil. Tel.: (75) 99138-7312.

Carmen Liêta Ressurreição dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Mestre em saúde coletiva pela UEFS. Professora auxiliar do curso de enfermagem da UEFS. Departamento de Saúde. Feira de Santana-BA, Brasil. Tel.: (75) 99803-7461. ORCID: 

Publicado

2020-11-26

Como Citar

Almeida, V. R. S. de, do Nascimento, D. C., Moura, J. C. V., Silva, J. M. dos S., de Oliveira, D. R., Freitas, M. Y. G. S., & dos Santos, C. L. R. (2020). IMPACTO PSICOSSOCIAL CAUSADO PELA PANDEMIA DA COVID-19 NOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37900

Edição

Seção

Revisão