A EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A QUALIDADE DE VIDA DE USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v35.39041Resumo
Objetivo: Comparar os impactos de duas estratégias educativas em saúde na qualidade de vida de usuários de álcool e outras drogas. Método: Estudo descritivo, analítico e experimental realizado com 40 usuários de um Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas. Foi aplicado um questionário para comparação da adesão no tratamento e dos problemas relatados pelos usuários em tratamento antes e após a aplicação de duas estratégias educativas. As variáveis estudadas foram a adesão em relação ao tratamento, a frequência dos problemas no âmbito financeiro, social e de saúde. Resultados: no grupo com intervenções dialógicas houve maior pontuação na adesão e melhor ganho no aspecto econômico e social em comparação ao grupo com estratégia tradicional. Não houve diferenças no âmbito da saúde. Conclusão: A estratégia educativa dialógica demonstrou ser mais efetiva na resolução de alguns problemas relatados de usuários de substâncias psicoativasDownloads
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