EDUCAÇÃO EM SAÚDE: (RE)CONSTRUINDO O CUIDADO A CRIANÇAS

Autores

  • Eliana Aparecida Villa
  • Patrícia de Oliveira Salgado
  • Thaís Lima Santiago Reis

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v21i2.3921

Palavras-chave:

Educação em saúde, Saúde da mulher, Educação em enfermagem

Resumo

O artigo descreve um trabalho educativo junto a mulheres com trajetória de vida nas ruas. Inseridas em um projeto de extensão da Escola de Enfermagem da UFMG, encontramos, em uma moradia provisória, algumas mulheres grávidas e outras com bebês, sem condições para o cuidado. Considerando seu contexto de vida, percebemos a interferência de vários fatores na conduta com as crianças. O objetivo deste relato de experiência, portanto, é descrever uma Oficina de Cuidados realizada junto a essas mulheres. Implementamos a Oficina educativa sob dois enfoques: a concepção metodológica da problematização de Paulo Freire e a compreensão da realidade de vida nas ruas. Utilizando estratégias participativas, buscamos atender às necessidades da relação mãe-filho e integrar as demais moradoras ao processo de atenção à criança. Trabalhamos os temas com base nas vivências e conhecimentos das mulheres, propondo atividades práticas. Foi significativa a participação destas e concluímos que a educação não se resume a orientações, mas a uma ação prática e dialógica, que possibilite novas escolhas ao sujeito.

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Publicado

2010-03-27

Como Citar

1.
Villa EA, de Oliveira Salgado P, Lima Santiago Reis T. EDUCAÇÃO EM SAÚDE: (RE)CONSTRUINDO O CUIDADO A CRIANÇAS. Rev. baiana enferm. [Internet]. 27º de março de 2010 [citado 26º de setembro de 2025];21(2). Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3921

Edição

Seção

Artigo Original