A IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA À ESPIRITUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DO TRATAMENTO ONCOLÓGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v37.43848

Resumo

Objetivo: conhecer a importância e a experiência espiritual de pacientes em tratamento oncológico. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, desenvolvido em uma unidade de assistência de alta complexidade oncológica do sudoeste baiano. A coleta foi realizada em junho de 2019, por meio de entrevista guiada, mediante um roteiro semiestruturado, tendo a amostra final 10 pacientes em tratamento oncológico. As entrevistas foram transcritas e analisadas através da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Resultados: evidenciou-se a importância e os benefícios promovidos pelo uso da espiritualidade durante a quimioterapia. Foi demonstrada a necessidade de uma maior e melhor abordagem da espiritualidade pelos profissionais de saúde durante a assistência. Considerações finais: diante das dificuldades encontradas durante o tratamento oncológico, a espiritualidade torna-se uma estratégia benéfica utilizada pelos pacientes. Ainda assim, o uso do cuidado espiritual como instrumento de assistência dos profissionais de saúde é um desafio a ser superado.

Descritores: Espiritualidade. Oncologia. Religião. Assistência à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gizelia da Gama Meira, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Enfermeira; Residente do programa Enfermagem em Terapia Intensiva pela Secretaria de Saúde da Bahia-SESAB

Chrisne Santana Biondo, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Enfermeira, doutorando em ciências da saúde do Programa em Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Professora Assistente da Universidade Federal da Bahia.

Juliana Xavier Pinheiro da Cunha, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Enfermeira, doutoranda em epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora assistente da Universidade Federal da Bahia-UFBA.

Emanuelle Caires Dias Araújo Nunes, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Professora Assistente da Universidade Federal da Bahia, Campus Anísio Teixeira; Doutoranda do Programa Interunidades da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Bolsista CNPq.

Publicado

2023-08-18

Como Citar

da Gama Meira, G., Santana Biondo, C., Xavier Pinheiro da Cunha, J., & Caires Dias Araújo Nunes, E. (2023). A IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA À ESPIRITUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DO TRATAMENTO ONCOLÓGICO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 37. https://doi.org/10.18471/rbe.v37.43848

Edição

Seção

Artigo Original