QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM ÚLCERAS DO PÉ DIABÉTICO EM TRATAMENTO AMBULATORIAL: ESTUDO TRANSVERSAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v37.43919

Resumo

Objetivo: analisar a qualidade de vida de pessoas com úlceras do pé diabético em tratamento ambulatorial. Método: estudo descritivo e transversal, realizado entre fevereiro e abril de 2019, com 50 pessoas com Diabetes Mellitus, acompanhados em ambulatório especializado. Foram aplicados o questionário sociodemográfico e clínico, o instrumento Freiburg Life Quality Assessment Wound Versão Feridas (FLQA-WK), estatística descritiva e os testes de Comparação t de Student e Anova. Resultados: observou-se menor escore no domínio sintomas físicos (1.84) e maior no domínio vida diária (3.52). O escore total de qualidade de vida foi de 2.61, numa escala que varia de um a cinco, com correlação significativa entre as variáveis clínicas, como tempo de diagnóstico de diabetes >10 anos (p-valor=0,005), internações hospitalares (p valor=0,019) e nefropatia (p-valor=0,001). Conclusão: a qualidade de vida foi considerada regular, com alteração no domínio vida diária, sendo influenciada negativamente por variáveis clínicas.

Descritores: Pé Diabético. Qualidade de Vida. Diabetes Mellitus. Assistência Ambulatorial. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiany Galdino Felix, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB, Brasil.

Enfermeira, especialista em Enfermagem Clínica e cirúrgica e Dermatologia. Mestre e Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Unidade Acadêmica de Enfermagem - UAENF/CCBS/UFCG.

Mariana Pequeno de Melo, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB, Brasil.

Graduação em Enfermagem. Bolsista do Programa Iniciação Científica do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, PB, Brasil.

Rosangela Vidal de Negreiros, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB, Brasil.

Enfermeira, Doutoranda em Psicologia, Professora Adjunta do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, PB, Brasil

Jank Landy Simoa Simôa Almeida, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB, Brasil.

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem, Professor Assistente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande.

Maria Julia Guimarães Oliveira Soares, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

Ana Elza Oliveira de Mendonça, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Enfermeira, Professora Adjunta do Curso de Enfermagem e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade dos Serviços de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil. 

Publicado

2023-09-27

Como Citar

Felix, L. G., Melo, M. P. de, de Negreiros, R. V., Simôa Almeida, J. L. S., Oliveira Soares, M. J. G., & de Mendonça, A. E. O. (2023). QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM ÚLCERAS DO PÉ DIABÉTICO EM TRATAMENTO AMBULATORIAL: ESTUDO TRANSVERSAL. Revista Baiana De Enfermagem‏, 37. https://doi.org/10.18471/rbe.v37.43919

Edição

Seção

Artigo Original