GERÊNCIA DO CUIDADO DE ENFERMAGEM NA HEMOTERAPIA EM SERVIÇO HOSPITALAR DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v36.45076Resumo
Objetivo: analisar a gerência do cuidado de Enfermagem na hemoterapia em um hospital
universitário. Método: estudo descritivo, exploratório de abordagem qualitativa, realizado com 29 enfermeiros de Hospital Universitário de Belém, Pará, Brasil. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas entre agosto/2018 e janeiro/2019. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Resultados: Coordenação do cuidado/Supervisão e Prestação do cuidado complexo foram as ações mais mencionadas quanto aos procedimentos hemoterápicos. Dimensionamento da equipe, Gestão de materiais, Planejamento do cuidado de enfermagem e Avaliação dos resultados das ações de enfermagem foram ações ausentes nas falas dos enfermeiros. Treinamento/educação da equipe mostrou-se fragilizado. Já Liderança não foi mencionada explicitamente, mas pôde estar presente, ainda que de forma fragilizada. Considerações finais: as ações mais representadas nas falas dos enfermeiros estavam relacionadas às competências técnicas
adquiridas no contexto formativo, enquanto as ações menos mencionadas relacionaram-se às competências e habilidades que comumente permeiam lacunas da educação formal.
Descritores: Enfermagem. Cuidados de Enfermagem. Serviço Hospitalar de Enfermagem. Serviço de Hemoterapia. Gestão em Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo Não Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).