PARTICIPAÇÃO PATERNA NO TRABALHO DE PARTO E PARTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v36.45538

Resumo

Objetivo: compreender a participação do pai durante o trabalho de parto e parto sob a ótica da mulher e seu companheiro. Método: trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido com 22 participantes, sendo 11 puérperas e seus respectivos companheiros. Foram realizadas entrevistas guiadas por um instrumento semiestruturado sobre a participação paterna no processo de parto. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de discurso de Bardin. Resultados: os casais conhecem e exercem o direito de o cônjuge acompanhar a mulher no trabalho de parto e parto, principalmente quando incentivados por profissionais de enfermagem, manifestaram, ainda, satisfação, prazer e conforto, além de amparo emocional. Considerações finais: o direito do pai no acompanhamento da gestante demonstra evolução na assistência clínica à saúde da família, bem como promove bem-estar e vínculo familiar.
Descritores: Paternidade. Trabalho de Parto. Parto. Saúde da Mulher. Enfermagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denivan Benvindo Pereira, Universidade Federal do Piauí – UFPI

Enfermeiro, graduado pela Universidade Federal do Piauí-UFPI, departamento de Enfermagem, Campus Amílcar Ferreira Sobral/ CAFS, Floriano, Piauí, Brasil.

Igho Leonardo do Nascimento Carvalho, Universidade Federal do Piauí – UFPI

Possui graduação em Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Ensino Superior de Floriano (2010), especialização em Educação na Saúde pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (2014), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (2012). Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (2018). Atualmente é professor da Universidade Federal do Piauí, em regime de dedicação exclusiva, no campus Amílcar Ferreira Sobral. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia. Atua nas seguintes áreas: enfermagem nos cuidados intensivos, gerontologia e saúde do adulto. Desenvolve pesquisas sobre atenção básica à saúde bem como uso e acesso de medicamentos.

Jardeliny Corrêa da Penha, Universidade Federal do Piauí – UFPI

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela UNINTER e Enfermagem Obstétrica pela UECE. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Docente, em dedicação exclusiva, do Curso de Graduação em Enfermagem do CAFS/UFPI e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências da Saúde (GPICS). Desenvolve pesquisas na área de Enfermagem em Saúde Materno-Infantil, Saúde da Mulher, Saúde Sexual e Reprodutiva e Violência.

Ana Márcia Lima Miranda, Universidade Estadual do Piauí- UESPI

Possui graduação em enfermagem pela Universidade Estadual do Piauí (2008). Atualmente é enfermeira do PSF nomeada pela Prefeitura de Floriano PI. Trabalhou também na prefeitura de Sucupira do Riachão MA como enfermeira do PSF.

Herla Maria Furtado Jorge, Universidade Federal do Piauí – UFPI

rofessora Efetiva do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (UFPI) e da Residência em Enfermagem Obstétrica. Doutora em Tocoginecologia (Universidade Estadual de Campinas) com vinculação acadêmica na área da saúde materna e perinatal. Mestre em Saúde Coletiva (Universidade de Fortaleza). Especialista em Enfermagem Obstétrica (Universidade Estadual do Ceará).

Ingrid Moura de Abreu, Universidade Federal do Piauí- UFPI

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal do Piauí em 2016. Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (PPGENF/UFPI) em 2019. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI) em 2019. Atualmente é professora substituta do curso Bacharelado em Enfermagem da UFPI/CAFS. Doutoranda em Enfermagem pelo PPGENF-UFPI (Quadriênio 2020/2024). 

Amanda Vieira Sarmento, Universidade Federal do Piauí- UFPI

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí- UFPI, departamento de Enfermagem, Campus Amílcar Ferreira Sobral/CAFS, Floriano, Piauí, Brasil.

Publicado

2022-10-24

Como Citar

Pereira, D. B., Carvalho, I. L. do N., da Penha, J. C., Miranda, A. M. L., Jorge, H. M. F., de Abreu, I. M., & Sarmento, A. V. (2022). PARTICIPAÇÃO PATERNA NO TRABALHO DE PARTO E PARTO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 36. https://doi.org/10.18471/rbe.v36.45538

Edição

Seção

Artigo Original