ANÁLISE COMPARATIVA DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE HIV/AIDS E SÍFILIS
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v36.46715Palavras-chave:
Doenças Sexualmente Transmissíveis, Sífilis, HIV, Estudantes de Enfermagem, ConhecimentoResumo
Objetivo: analisar o conhecimento de estudantes de enfermagem de diferentes séries da graduação em relação ao HIV/aids e sífilis. Método: pesquisa descritivo-exploratória, desenvolvida com 65 acadêmicos de enfermagem de uma universidade do Sul do Brasil. Os dados foram coletados por instrumento adaptado da Organização Mundial da Saúde. Aplicou-se teste de Kruskal-Wallis e da diferença mínima significativa de Fisher para a comparação. Resultados: houve diferença significativa do conhecimento entre as séries em aspectos específicos das infecções, como: janela imunológica do HIV, fisiopatologia da aids, modo de transmissão da sífilis, método indetectável = intransmissível do HIV e caracterização das fases da sífilis. Conclusão: a aquisição de saberes sobre HIV/aids e sífilis entre estudantes de enfermagem tende a evoluir ao longo da graduação, visto que as últimas séries apresentaram melhores escores. Todavia, o conhecimento prévio dos estudantes das séries iniciais ficou evidente e, por vezes, não se inferiorizou em relação às demais.
Descritores: Infecções Sexualmente Transmissíveis. Sífilis. HIV. Estudantes de Enfermagem. Conhecimento.
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