VIVÊNCIAS DAS PUÉRPERAS NO CENTRO DE PARTO NORMAL
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v37.48005Palavras-chave:
Centros Independentes de Assistência à Gravidez e ao Parto, Assistência ao Parto, Enfermagem Obstétrica, Parto Normal, Parto HumanizadoResumo
Objetivo: compreender a vivência das puérperas na parturição no Centro de Parto Normal em um município do Agreste Paraibano. Método: trata-se de estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com puérperas, por meio de entrevista semiestruturada. A coleta de dados ocorreu nos meses de janeiro e fevereiro de 2020, em um Centro de Parto Normal. Os dados foram analisados conforme a técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: dos dados empíricos emergiram as categorias: O cuidado da enfermeira obstétrica no contexto do Centro de Parto Normal; A presença do acompanhante durante o trabalho de parto. Constatou-se que as mulheres ficaram satisfeitas com o cuidado recebido pelas enfermeiras obstétricas. Foi evidenciado que a fisiologia, as escolhas e os sentimentos das mulheres foram respeitados durante o internamento. Conclusão: os cuidados ofertados proporcionaram vivências positivas, segurança e bem-estar no parto e pós-parto.
Descritores: Centros de Assistência à Gravidez e ao Parto. Tocologia. Enfermagem Obstétrica. Parto Normal. Parto Humanizado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo Não Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).