EXPERIÊNCIAS DE PUÉRPERAS NO CONTATO PELE A PELE COM RECÉM-NASCIDO NA PRIMEIRA HORA PÓS-PARTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v37.48465

Palavras-chave:

Relações mãe-filho, Recém-nascido, Período pós-parto, Parto humanizado, Enfermagem Obstétrica

Resumo

Objetivo: descrever experiência de puérperas sobre o contato pele a pele com o recém-nascido na primeira hora após o parto. Método: pesquisa qualitativa, realizada no Alojamento Conjunto do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, Brasil. Foram entrevistadas 20 puérperas entre julho e dezembro de 2019. Utilizou-se a análise de conteúdo, com auxílio do software Atlas.ti 9. Resultados: foram desveladas três categorias: Surpreendendo-se com a experiência do contato pele a pele; Sentimentos ambivalentes em relação ao contato pele a pele; e Refletindo sobre ações dos profissionais quanto ao contato pele a pele. Considerações finais: a experiência foi considerada ositiva e diferente de experiências anteriores, apesar da insegurança e do acesso limitado a informações desde o pré-natal. O contato pele a pele não implica em gastos adicionais, não oferece riscos para o binômio, proporciona alta qualidade no atendimento, contribuindo para a satisfação da mulher e benefícios à saúde do recém-nascido.


Descritores: Relações Mãe-Filho. Recém-Nascido. Período Pós-Parto. Parto Humanizado. Enfermagem Obstétrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Marins Silva, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e psiquiátrica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Gabriela Basílio do Amaral, Equipe Morada do Nascer

Especialista em Enfermagem Obstétrica. Membro da Sigma Theta Tau International Honor Society of Nursing 

Elenice Valentim Carmona, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Doutora em Ciências.  Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP. 

Elaine Lutz Martins, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em Enfermagem. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Materno-infantil, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2023-06-07

Como Citar

Marins Silva, C., Basílio do Amaral, G., Tamami Minagawa Torivanma, A. ., Valentim Carmona, E., & Lutz Martins, E. (2023). EXPERIÊNCIAS DE PUÉRPERAS NO CONTATO PELE A PELE COM RECÉM-NASCIDO NA PRIMEIRA HORA PÓS-PARTO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 37. https://doi.org/10.18471/rbe.v37.48465

Edição

Seção

Artigo Original