PASSAGEM DE PLANTÃO DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: ESTRATÉGIAS PARA A COMUNICAÇÃO EFETIVA
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v38.48634Palavras-chave:
Gerenciamento da Prática Profissional, Comunicaçao, Segurança do Paciente, Cuidados de Enfermagem, Trabalho em Turnos, Cuidados CríticosResumo
Objetivo: identificar estratégias para a comunicação efetiva na passagem de plantão de enfermagem na UTI. Método: abordagem quantitativa e qualitativa, realizada na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital do Sul do Brasil. Os participantes foram cinco Enfermeiros e 21 Técnicos de Enfermagem atuantes nesta unidade. O período de estudo compreendeu os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada e submetidos à análise temática e descritiva. Resultados: dificuldades organizacionais implicam na passagem de plantão, repercutindo em falhas comunicacionais que podem prejudicar o cuidado do paciente. As estratégias para a comunicação efetiva na passagem de plantão consistem em padronização deste processo à beira-leito, com um roteiro estruturado e itens prioritários, seguindo uma sequência céfalo-caudal e organização do tempo e de atividades de aperfeiçoamento para os profissionais. Conclusão: a passagem de plantão com comunicação adequada e informações completas, repercute de forma positiva nos resultados assistenciais, na organização do trabalho, na continuidade do cuidado e na definição das demandas prioritárias.
Descritores: Gerenciamento da Prática Profissional. Comunicação. Segurança do Paciente. Cuidados de Enfermagem. Trabalho em turnos. Cuidados Críticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo Não Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).