CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR ANTES E APÓS CAPACITAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v37.48977Palavras-chave:
Enfermagem, Educação Continuada em Enfermagem, Parada Cardiorrespiratória, Reanimação Cardiopulmonar, Capacitação de EquipeResumo
Objetivo: avaliar o conhecimento dos profissionais da equipe de enfermagem no atendimento à parada cardiorrespiratória e comparar antes e após capacitação. Método: pesquisa prospectiva e comparativa, realizada em um hospital público em São Paulo, em 2021, com 68 profissionais. Foi aplicado um questionário sobre parada cardiorrespiratória antes e após capacitação, para comparação. Resultados: a maioria dos profissionais reconhece os sinais clássicos de parada cardiorrespiratória e a sequência correta de atendimento, todavia, teve dificuldade em identificar os ritmos chocáveis e as ações após a desfibrilação. A média de acertos antes e após a realização da capacitação foi de 43,65 e 66,11, respectivamente, e corrobora com a eficácia da ação educativa. Conclusão: é extremamente relevante ofertar, sistematicamente, capacitações à equipe, de modo a garantir uma assistência mais segura e eficaz.
Descritores: Enfermagem em Emergência. Educação Continuada em Enfermagem. Parada Cardiorrespiratória. Reanimação Cardiorrespiratória. Capacitação de Equipe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo Não Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).