SAÚDE E DOENÇA: DISCURSOS DE ESTUDANTES INGRESSANTES NO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v37.49396Palavras-chave:
Estudantes de Enfermagem, Processo Saúde-Doença, Determinantes Sociais da Saúde, Promoção da Saúde, Sistema Único de SaúdeResumo
Objetivo: conhecer os discursos atribuídos por estudantes ingressantes no curso de bacharelado em Enfermagem às unidades epistêmicas saúde e doença. Método: exploratório descritivo, de abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada com 29 iniciantes do curso de bacharelado em Enfermagem em uma universidade pública situada no município de Boa Vista, estado de Roraima. A estratégia para produção dos dados foi o Jogo Dramático utilizando o indutor imagem. Os dados brutos foram registrados por escribas durante a aula e analisados segundo o discurso. Resultados: os discursos conhecidos envolveram saúde, determinantes sociais da saúde, doenças, atuação da enfermagem nos processos de saúde doença e discursos ampliados sobre o Sistema Único de Saúde. Considerações finais: mediante o jogo dramático, os estudantes ingressantes de enfermagem destacaram discursos sobre a promoção da saúde, prevenção de doenças, elementos sociais em interface a saúde, saber-fazer da enfermagem e reflexões ampliadas sobre sistema de saúde.
Descritores: Estudantes de Enfermagem. Processo Saúde-Doença. Determinantes Sociais da Saúde. Promoção da Saúde. Sistema Único de Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo Não Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).