PERCEPÇÃO DE ENFERMEIRAS SOBRE A IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE COMO SEGURANÇA NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇA HOSPITALIZADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v37.49856

Resumo

Objetivo: identificar a percepção de enfermeiras que atuam em unidade pediátrica sobre medidas de segurança do paciente. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado em um hospital público de Pernambuco, Brasil. Participaram seis enfermeiras atuantes na pediatria. A coleta de dados foi realizada entre novembro e fevereiro de 2021 mediante entrevistas semiestruturadas, a análise dos dados foi realizada por meio da investigação do conteúdo. Resultados: identificou-se três categorias a partir da análise dos resultados, sendo elas a percepção das enfermeiras sobre segurança do paciente, as barreiras de identificação do paciente na unidade pediátrica e a pulseiras de identificação: estratégia para mitigar erros na unidade pediátrica. Considerações Finais: foi possível perceber que as enfermeiras acreditam na importância da identificação dos pacientes como uma estratégia para minimizar a ocorrência de erros relacionados a medicamentos e enfatizam que esse ato proporciona uma segurança maior aos profissionais durante a execução dos procedimentos.

Descritores: Segurança do paciente. Enfermagem. Criança hospitalizada. Qualidade da assistência à saúde. Cultura Organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-07-26

Como Citar

1.
Rocha Boaventura V, Coelho Amestoy S, Pretto Báo AC, Alves Lucena MG, da Rocha Virgens I, Silva Carneiro de Souza A, Valesca de Menezes Lacerda M. PERCEPÇÃO DE ENFERMEIRAS SOBRE A IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE COMO SEGURANÇA NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇA HOSPITALIZADA. Rev. baiana enferm. [Internet]. 26º de julho de 2023 [citado 27º de agosto de 2025];37. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/49856

Edição

Seção

Artigo Original