MOTIVAÇÕES PARA ESCOLHA DO PARTO DOMICILIAR PLANEJADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v37.49934

Palavras-chave:

Parto domiciliar, Parto natural, Parto obstétrico., Enfermagem obstétrica., Pesquisa qualitativa

Resumo

Objetivo: compreender as motivações das mulheres na escolha do parto domiciliar planejado e as percepções dessa vivência. Método: estudo descritivo, exploratório e qualitativo, desenvolvido com 14 mulheres que vivenciaram um parto domiciliar planejado entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. As entrevistas foram realizadas entre março e maio de 2021, transcritas na íntegra e submetidas à análise de conteúdo. Resultados: a análise possibilitou compreender que as motivações para escolha do parto domiciliar planejado estiveram relacionadas ao sentimento de medo das práticas obstétricas hospitalares. A segurança no ambiente domiciliar, a garantia da autonomia e a possibilidade da presença dos filhos foram tanto motivações como percepções positivas dessa vivência. A resistência por parte da sociedade foi frequentemente vivenciada. Conclusão: o modelo obstétrico vigente precisa ser repensado e readequado, com vistas à oferta assistência ao parto segura e respeitosa, seja em âmbito domiciliar ou hospitalar.

Descritores: Parto domiciliar. Parto natural. Parto obstétrico. Enfermagem obstétrica. Pesquisa qualitativa.

Downloads

Biografia do Autor

Maria Eduarda Floriano, Centro Universitário Ingá, Maringá, PR, Brasil

Enfermeira

Josane Rosenilda da Costa, Centro Universitário Ingá, Maringá, PR, Brasil

Enfermeira. Mestre e Doutora em enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do curso de enfermagem do Centro Universitário Ingá.

Marcela de Andrade Pereira Silva, Centro Universitário Ingá, Maringá, PR, Brasil

Enfermeira. Mestre em enfermagem e doutoranda em Ciências da Saúde. Docente do curso de enfermagem do Centro Universitário Ingá. 

Publicado

2023-08-02

Como Citar

Floriano, M. E. ., Rosenilda da Costa, J., & de Andrade Pereira Silva, M. (2023). MOTIVAÇÕES PARA ESCOLHA DO PARTO DOMICILIAR PLANEJADO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 37. https://doi.org/10.18471/rbe.v37.49934

Edição

Seção

Artigo Original