VALIDAÇÃO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE RIBEIRINHOS
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v37.49962Palavras-chave:
Estudo de validação. Tecnologia educacional. Medicamento. Educação Permanente. Agentes Comunitários de Saúde.Resumo
Objetivo: validar o conteúdo de uma tecnologia educacional sobre uso racional de medicamentos para Agentes Comunitários de Saúde ribeirinhos. Método: pesquisa metodológica guiada pelo modelo de Pasquali para a validação de conteúdo e a produção da versão final do manual. Na coleta de dados foram utilizados dois questionários para juízes especialistas. Para a análise utilizou-se a estatística do Índice de Validação de Conteúdo e o Escore Suitability Assessment of Materials. Resultados: o Índice de Validação de Conteúdo Global foi de 87,25% em uma única rodada, sendo no primeiro bloco referente aos objetivos com 96,80%, no segundo bloco de apresentação e estrutura com 84,80% e no terceiro bloco de relevância do material com 87,30%. O Escore Suitability Assessment of Materials obtido foi de 100,0%. Conclusão: o conteúdo do manual foi validado e a produção está adequada para subsidiar a educação permanente em saúde dos Agentes Comunitários de Saúde Ribeirinhos. Descritores: Estudo de validação. Tecnologia educacional. Medicamento. Educação Permanente. Agentes Comunitários de Saúde.
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