FATORES QUE INFLUENCIAM A PRÁTICA DO ENFERMEIRO NA CONSULTA DE PUERICULTURA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v37.51023

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Avaliação de Desempenho Profissional, Crescimento e Desenvolvimento, Cuidado da Criança, Enfermeiros

Resumo

Objetivo: analisar os fatores que influenciam a prática do enfermeiro na consulta de puericultura na Atenção Primária. Método: estudo transversal com 31 enfermeiros da Saúde da Família de município do Nordeste do Brasil, utilizando-se checklist com dimensões do cuidado implementadas na puericultura. Para análise dos dados, utilizou-se estatística  escritiva e teste de Mann-Whitney. Resultados: as consultas realizadas por enfermeiros com tempo de conclusão da graduação e tempo de atuação de até dez anos apresentaram um cuidado voltado para as dimensões acolhimento, anamnese e avaliação da situação vacinal e suplementações. Enquanto aqueles com tempo superior a dez anos priorizaram a avaliação do crescimento e os registros no prontuário e na Caderneta da Criança. Houve associação significativa entre o sexo feminino e ter especialização com o desempenho dos profissionais. Conclusão: os fatores que influenciam a prática dos enfermeiros na puericultura acarretam importantes diferenças assistenciais, podendo comprometer a integralidade do cuidado à criança.


Descritores: Atenção Primária à Saúde. Avaliação de Desempenho Profissional. Crescimento e Desenvolvimento. Cuidado da Criança. Enfermeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele de Souza Vieira, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem/UFPB. Integrante do Grupo de Estudo em Saúde da Criança e do Adolescente na Atenção Primária (GESCAAP). Atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde da criança, Vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil, Consulta de Puericultura, Processo de trabalho, Caderneta de Saúde da Criança e Atenção Primária a Saúde.

Anniely Rodrigues Soares, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Integrante do Grupo de Estudo em Saúde da Criança e do Adolescente na Atenção Primária (GESCAAP) da UFPB. Atuando principalmente nas seguintes áreas: Saúde da criança, Vigilância do desenvolvimento infantil e Atenção Primária à Saúde.

Daniele Beltrão de Araújo Lucena, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal da Paraíba. Integrante do Grupo de Estudos em Saúde da Criança e do Adolescente na Atenção Primária - GESCAAP.

Nathanielly Cristina Carvalho de Brito Santos, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB, Brasil.

Enfermeira. Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba. Docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem, do Centro de Educação e Saúde (CES), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saúde e Enfermagem (GEPISE), Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente (GEPSCA) e do Grupo de Estudos em Saúde da Criança e do Adolescente na Atenção Primária (GESCAAP). 

João Agnaldo do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

Engenheiro Mecânico. Doutor em Estatística pela Universidade de São Paulo (IME/USP). Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba/CCEN/DE- Campus I. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise Multivariada, Anáise de Regressão, Consultoria Estatística. 

Altamira Pereira da Silva Reichert, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

Enfermeiro. Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Associado IV da Universidade Federal da Paraíba. Docente do Curso de graduação em Enfermagem e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Líder do Grupo de Estudos em Saúde da Criança e do Adolescente na Atenção Primária.

Publicado

2023-06-30

Como Citar

de Souza Vieira, D. ., Rodrigues Soares, A., Beltrão de Araújo Lucena, D. ., Carvalho de Brito Santos, N. C. ., do Nascimento, J. A. ., & Pereira da Silva Reichert, A. . (2023). FATORES QUE INFLUENCIAM A PRÁTICA DO ENFERMEIRO NA CONSULTA DE PUERICULTURA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 37. https://doi.org/10.18471/rbe.v37.51023

Edição

Seção

Artigo Original