CONCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE O PROCESSO SAÚDE - DOENÇA MENTAL
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v37.51763Palavras-chave:
Saúde Mental. Bacharelado em Enfermagem. Pandemia COVID-19.Resumo
Objetivo: analisar as concepções do processo saúde-doença mental mediante narrativas dos discentes dos cursos de graduação em Enfermagem de uma universidade federal baiana. Método: pesquisa narrativa, de abordagem qualitativa, que analisou narrativas de acadêmicos do curso de Enfermagem de uma universidade pública baiana, de abril a julho de 2021. Os dados foram analisados por meio da técnica narrativa de Cardano. Resultados: participaram 40 acadêmicos com idade entre 19 e 50 anos. Os resultados foram agrupados em categorias empíricas: concepções do processo saúde-doença mental e qualidade de vida; intervenções psicossociais para o enfrentamento do sofrimento psíquico; reflexo da pandemia de Covid-19 no sofrimento psíquico dos universitários; e infraestrutura/funcionamento da universidade repercutindo na saúde mental do universitário. Considerações finais: as narrativas dos estudantes sugerem possíveis intervenções pedagógicas e clínicas das Universidades aos estudantes futuros enfermeiros. Os estudantes compreendem a necessidade de sua prática ser balizada pelos princípios do SUS e ancorada no cuidado de enfermagem.
Descritores: Saúde Mental. Impacto Psicossocial. Estudantes de Enfermagem. COVID-19. Processo Saúde-Doença.
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