VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE UM INSTRUMENTO PARA CONSULTA DE ENFERMAGEM EM INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v37.52183Palavras-chave:
Teoria de Enfermagem. Consulta de Enfermagem. Estudos de validação. Infecções sexualmente transmissíveis. Processo de Enfermagem.Resumo
Objetivo: validar o conteúdo de um instrumento de investigação para aplicação do processo de Enfermagem em infecções sexualmente transmissíveis. Método: estudo transversal do tipo metodológico de validação de conteúdo com juízes especialistas com delineamento quantitativo. Como referencial teórico, utilizou-se a teoria das Necessidades Humanas Básicas, proposta por Wanda Aguiar Horta. Como material empírico, utilizou-se o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis. Resultados: foram consideradas e incluídas na versão final as reformulações sugeridas pelos juízes especialistas. A validação possibilitou verificar a precisão do instrumento, composto por 32 termos após duas rodadas de validação. Conclusão: o desenvolvimento de tecnologias de saúde e o uso de um instrumento validado para o processo de enfermagem possibilitam o direcionamento de cuidados e melhorias na qualidade da assistência, padronizando os registros e garantindo maior segurança ao paciente.
Descritores: Teoria de Enfermagem. Consulta de Enfermagem. Estudos de validação. Infecções sexualmente transmissíveis. Processo de Enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo Não Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).