CONSTRUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA SOBRE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA PARA AS GESTANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v37.52958

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Violência Obstétrica. Tecnologia Educacional. Internato e Residência.

Resumo

Objetivo: construir uma tecnologia educativa na modalidade de cartilha direcionada às mulheres sobre os direitos da gestante durante o trabalho de parto e situações que caracterizam violência obstétrica. Método: pesquisa metodológica, qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturada com 14 enfermeiros residentes do programa de Residência de Enfermagem Obstétrica da Universidade Federal do Pará. A análise de conteúdo foi utilizada para identificar significado, seguida pela elaboração textual, seleção das ilustrações e finalização da cartilha. Resultados: a violência obstétrica caracteriza-se como física, psicológica, negligência, discriminação, podendo acontecer no pré-natal, parto, puerpério e abortamento. A informação como alicerce para o conhecimento de mulheres por meio da cartilha pode contribuir de forma efetiva para o empoderamento e protagonismo de mulheres. Considerações finais: o processo de construção da cartilha, desenvolvida de forma participativa e dialógica, foi enriquecedor e oportunizou a disseminação de informação com embasamento científico para atuação junto à população-alvo.

Descritores: Gestação. Educação em Saúde. Violência Obstétrica. Tecnologia Educacional. Internato e Residência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Renata Bittencourt Pantoja, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Enfermeira. Residente de Enfermagem Obstétrica da Universidade Federal do Pará.

Diego Pereira Rodrigues, Universidade Federal do Pará. Belém, PA, Brasil

Enfermeiro, Mestrando em Ciências do Cuidado da Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil. 

Valdecyr Herdy Alves, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Titular da Universidade Federal Fluminense

Tatiana do Socorro dos Santos Calandrini, Universidade Federal do Amapá, Macapá, AP, Brasil

Enfermeira. Doutoranda em Ciências do Cuidado em Saúde. Professora Adjunta da Universidade Federal do Amapá.

Laena Costa dos Reis, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Enfermeira. Mestre em Enfermagem da Universidade Federal do Pará

Letícia Diogo de Oliveira Moura, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Enfermeira. Mestre em Enfermagem da Universidade Federal do Pará

Fabianne de Jesus Dias de Sousa, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará.

Publicado

2023-11-01

Como Citar

Pantoja, L. R. B. ., Rodrigues, D. P., Alves, V. H. ., Calandrini, T. do S. dos S. ., Reis, L. C. dos ., Moura, L. D. de O. ., & Sousa, F. de J. D. de . (2023). CONSTRUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA SOBRE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA PARA AS GESTANTES. Revista Baiana De Enfermagem‏, 37. https://doi.org/10.18471/rbe.v37.52958

Edição

Seção

Artigo Original