EXPERIÊNCIAS SEXUAIS DE MÃES ADOLESCENTES, VULNERABILIDADE E DUPLA PROTEÇÃO

Autores

  • Ligia Veloso Marinho da Silva Universidade Federal da Bahia
  • Edméia de Almeida Cardoso Coelho Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v25i2.6139

Palavras-chave:

Experiências sexuais, gravidez na adolescência, vulnerabilidade.

Resumo

As experiências sexuais vêm se iniciando em idade mais precoce e a exposição à gravidez não planejada e à Infecção Sexualmente Transmissível (IST)/Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) fazem com que o uso da dupla proteção seja necessário. O estudo tem como objetivos identificar, junto a mães adolescentes, suas experiências sexuais e interpretar tais experiências, articulando-as à adoção da dupla proteção. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido com sete mães adolescentes em um Centro de Saúde em Salvador, Bahia. O material empírico foi produzido por meio de grupo focal, após autorização das adolescentes e da(o)s responsáveis e analisado de modo interpretativo, seguindo princípios da pesquisa qualitativa. Os resultados mostraram que as adolescentes mantinham-se em situação de vulnerabilidade às IST/HIV, recorrendo a práticas que consideram protetoras baseadas principalmente em mitos sobre a contracepção e a gravidez. Embora reconhecessem a exposição às IST/HIV, a prevenção de nova gravidez foi o que definiu suas iniciativas de proteção com o uso do condom. A participação no estudo representou, para as adolescentes, uma oportunidade de aprendizado sobre a questão, relatada durante o grupo focal. Conclui-se que se faz necessário socializar a dupla proteção nos espaços em que as(os) jovens transitam e não somente ampliar o acesso a informações e a serviços, mas desenvolver processoseducativos de modo contextualizado. Daí a relevância das práticas em saúde, sendo particularmente importante, a atuação da enfermeira(o) por meio de atividades clínicas e educativas, que devem permear todas as ações no campo da saúde sexual e reprodutiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ligia Veloso Marinho da Silva, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira, mestra. Especialista em Enfermagem Neonatológica e em Formação Pedagógica na área de Saúde: Enfermagem. Experiência como docente: Escola de Enfermagem da UFBA, Centro Universitário Unijorge-UNIJORGE e Universidade Regional da Bahia-UNIRB. Participação em Banca na Faculdade Metropolitana deCamaçari- FAMEC. Experiëncia em Saúde Pública: Maternidade Tsylla Balbino.

Downloads

Publicado

2012-10-01

Como Citar

1.
Marinho da Silva LV, Cardoso Coelho E de A. EXPERIÊNCIAS SEXUAIS DE MÃES ADOLESCENTES, VULNERABILIDADE E DUPLA PROTEÇÃO. Rev. baiana enferm. [Internet]. 1º de outubro de 2012 [citado 26º de setembro de 2025];25(2). Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/6139

Edição

Seção

Artigo Original