CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM ACERCA DA LESÃO POR PRESSÃO
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v39.66188Palavras-chave:
Lesão Por Pressão, Estudantes De Enfermagem, Prevenção De Lesão Por PressãoResumo
Objetivo: analisar os conhecimentos e as práticas de estudantes de Enfermagem relacionados à prevenção e tratamento da lesão por pressão. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, com 13 estudantes de enfermagem de uma universidade pública no interior do estado da Bahia, grande parte estava entre o sétimo e nono semestres, por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados ocorreu por através da Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: após a análise, emergiram quatro categorias: Compreendendo sobre a definição de Lesão por pressão; Entendendo as medidas de prevenção de lesão por pressão; Cuidando de pacientes com lesão por pressão; e Expressando sentimentos frente ao cuidado de pacientes com lesão por pressão. Considerações finais: existem lacunas na formação teórica e prática dos estudantes quanto à prevenção e tratamento das lesões por pressão, exigindo estratégias educativas mais robustas na graduação.
Descritores: Prevenção Primária. Estudantes de Enfermagem. Úlcera por Pressão. Enfermagem. Conhecimento.
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