IMPACTO DO CÂNCER NA AUTOIMAGEM DO INDIVÍDUO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v26i2.6749Palavras-chave:
Neoplasias, Auto-imagem, Enfermagem, cuidados de enfermagemResumo
O câncer é uma das doenças crônicas que nas últimas décadas ampliou-se a dimensão tornando-se um problema de saúde pública mundial. O tratamento pode desencadear efeitos colaterais e adversos o estado mental e físico do cliente, afetando a sua imagem. Objetiva-se identificar na literatura a percepção do cliente oncológico acerca da sua auto-imagem. Trata-se de uma revisão integrativa, utilizando os descritores: câncer e autoimagem. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão compuseram a pesquisa seis artigos. Observou-se que a imagem corporal é comprometida predominantemente em mulheres que submeteram a mastectomia, já que para elas a mama representa a maternidade e sua sexualidade feminina. Conclui-se que o cuidado ao cliente oncológico precisa realizar apoio emocional prestado pela enfermagem e equipe multiprofissional contribuindo para reduzir as complicações cognitivas, afetivas e comportamentais decorrentes do tratamento.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo Não Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).