HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM ATENDIMENTO DE URGÊNCIA HOSPITALAR: percepção dos Enfermeiros
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v27i3.8318Palavras-chave:
Humanização, Assistência de Enfermagem, Enfermeiro,Resumo
O Atendimento de urgência hospitalar vem sofrendo transformações voltadas à questão da humanização no atendimento ao paciente. Os objetivos desta pesquisa foram identificar e analisar a percepção do enfermeiro acerca da humanização em atendimento de urgência hospitalar. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de natureza qualitativa realizada no Hospital de Urgência de Teresina, na cidade de Teresina- PI. Os sujeitos do estudo foram os enfermeiros vinculados do serviço de Urgência e Emergência. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados mediante análise temática, caracterizada pelo processo de codificação, onde foram eleitos às categorias interpretadas, que foram agrupados em 03 (três): percepção do enfermeiro acerca da humanização na assistência hospitalar em atendimento de urgência; Dificuldades para humanizar a assistência hospitalar em atendimento de urgência e, Modificações necessárias para humanizar a assistência hospitalar em atendimento de urgência. Portanto, identificou-se que a humanização se faz ausente no cotidiano.
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