TÉCNICA DO GIBI COMO RECURSO METODOLÓGICO APLICADO NA ENFERMAGEM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.29895

Resumen

Objetivo: descrever o uso da Técnica do Gibi como recurso metodológico aplicado na assistência, no ensino e na pesquisa em enfermagem. Método: trata-se de estudo tipo user experience desenvolvido no ensino, com estudantes de graduação e de pós-graduação em enfermagem, na assistência, durante consultas de enfermagem, e na pesquisa, como forma de coleta de dados em investigações qualitativas. Resultados: a Técnica do Gibi revelou-se como estratégia acessível a diferentes públicos e situações, favorecendo a expressão de subjetividades individuais e coletivas. Nessa ótica, a (re)significação e a (re)construção de experiências cotidianas, alicerçadas na utilização da Técnica do Gibi, tem se mostrado relevante, passando a configurar-se como objeto de investigação. Conclusão: a Técnica do Gibi vem se apresentando como metodologia inovadora no campo da saúde, favorecendo a abordagem crítico-reflexiva sobre as práticas cotidianas, considerando suas diferentes formas de expressão e abordagens.


Descritores: Enfermagem. Pesquisa em Enfermagem. Pesquisa Qualitativa. Coleta de Dados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria José Menezes Brito, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Enfermagem Aplicada

Danielle Araújo Moreira, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de E3nfermagem Aplicada

Lilian Cristina Rezende, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de E3nfermagem Aplicada

Publicado

2020-01-28

Cómo citar

1.
Brito MJM, Caram CS, Moreira DA, Rezende LC, Cardoso CML, Caçador BS. TÉCNICA DO GIBI COMO RECURSO METODOLÓGICO APLICADO NA ENFERMAGEM. Rev. baiana enferm. [Internet]. 28 de enero de 2020 [citado 26 de septiembre de 2025];33. Disponible en: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/29895

Número

Sección

Relato de Experiencia