Ensino de língua inglesa sob a perspectiva decolonial

múltiplas perspectivas

Autores

  • Adriana Alves Pinto CEFET-MG

Palavras-chave:

Ensino de Língua Inglesa, Decolonialidade, Exames de proficiência, Estudantes em situação de deficiência

Resumo

Este artigo reflete sobre o ensino de língua inglesa sob a perspectiva dos estudos decoloniais, visando conscientizar e desconstruir influências coloniais no ensino de idiomas (OLIVEIRA, 2012). Destaca-se a importância do reconhecimento do inglês como língua franca, conforme a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) (BRASIL, 2018). Além disso, considera-se a visão colonialista nos exames de proficiência, que reforçam a noção da língua inglesa como estrangeira e sua suposta supremacia. O estudo também discute a aprendizagem da língua inglesa por estudantes em situação de deficiência, sob uma abordagem decolonial. Dessa forma, busca-se contribuir para um ensino mais inclusivo e equitativo.

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Publicado

2025-09-03

Como Citar

ALVES PINTO, A. Ensino de língua inglesa sob a perspectiva decolonial: múltiplas perspectivas. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 79, p. 280–297, 2025. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/estudos/article/view/57360. Acesso em: 27 set. 2025.