Letramentos críticos e emersão de práticas decoloniais/contra-coloniais engajadas na educação linguística e na pesquisa
Mots-clés :
Letramentos críticos, Decolonialidade, Lócus de enunciação, Educação linguística, PesquisaRésumé
Este trabalho buscou compreender como pesquisadores e professores de línguas, participantes de um componente curricular ofertado em nosso programa de pós-graduação, ressignificam suas práxis. Tomamos como ponto fulcral os letramentos críticos (Janks, 2018; Menezes de Souza, 2011) para a emersão de práticas decoloniais/contracoloniais no ensino de línguas e na educação linguística. Os dados gerados provêm de interações em fóruns de discussão do Ambiente Virtual de Aprendizagem e de informações geradas por meio de um formulário eletrônico. Este estudo se caracteriza como uma abordagem crítico-reflexiva, focado no tratamento qualitativo dos dados e em sua singularidade e potencial heurístico. Observamos em nosso percurso mudanças atitudinais e conceituais tanto quanto à compreensão dos letramentos críticos, como também quanto ao seu potencial para estabelecer práxis decoloniais.
Téléchargements
Références
BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. “Nosso norte é o Sul”: potencialidades, possibilidades e práxis decoloniais na formação de professores de espanhol. In: MOTA-PEREIRA, Fernanda; BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Ensino de inglês e espanhol em perspectivas decoloniais. Salvador: EDUFBA, 2022, p. 15-39.
CABALUZ-DUCASSE, Jorge Fabián. Pedagogías críticas latinoamericanas y filosofía de la liberación: potencialidades de un diálogo teórico-político. Educación y Educadores, v.19, n.1, p. 67-88, 2016.
FERNANDES, Edilmara Kayt Silveira.; BARBOSA, Lia Pinheiro. 2020. Pablo González Casanova e a sociologia latino-americana. Tensões Mundiais, Tensões Mundiais, v. 16, n. 32, p. 65-90, 2020.
GONZÁLEZ CASANOVA, Pablo. Sociología de la explotación. Ciudad de México: Siglo XXI, 1969.
GONZÁLEZ CASANOVA, Pablo. Colonialismo interno (uma redefinição). In: GONZÁLEZ CASANOVA, Pablo. A teoria marxista hoje. Problemas e perspectivas. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2007, p. 431-458.
ESCOBAR, Arturo. La cultura habita en lugares: reflexiones sobre el globalismo y las estrategias de localización. In: ESCOBAR, Arturo. Más allá del tercer Mundo. Globalización y diferencia. Bogotá: Universidad del Cauca, Instituto Colombiano de Antropología e Historia, 2005, p.157-194.
JANKS, Hilary. A importância do letramento crítico. Letras & Letras, v. 34, n. 1, p. 15-27, 2018.
GROSFOGUEL, Ramón. La descolonización de la economía y los estudios postcoloniales: Transmodernidad, pensamiento fronterizo y colonialidad global. Tabula Rasa, n.4, p. 17-48, 2006.
GROVOGUI, Siba. A Revolution Nonetheless: The Global South in International Relations. The Global South, v.5, n.1, p. 175-190, 2011.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: N-1, 2018.
MEJÍA JIMÉNEZ, Marco Raúl. Educaciones y Pedagogías Críticas del Sur (Cartografías de la Educación Popular). Santiago: Editorial Quimantú, 2013.
MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario Trindade. Para uma redefinição de letramento crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, Ruberval. Franco; ARAÚJO, Vanessa de Assis (orgs.) Formação de professores de línguas: expandindo perspectivas. São Paulo: Paco Editorial, p. 2011, p. 128-140.
MIGNOLO, Walter. 2003. Historias locales/diseños globales. Colonialidad, conocimientos subalternos y pensamiento fronterizo. Madrid: Ediciones Akal, 2003.
PALERMO, Zulma. Sobre a matriz colonial de poder. In: PALERMO, Zulma (comp.). Para una pedagogía decolonial. Buenos Aires: Signo, 2014, p. 21-57.
PALERMO, Zulma. Conocimientos de otro modo: la opción decolonial y la academia argentina. In: PALERMO, Zulma (comp.). Para una pedagogía decolonial. Buenos Aires: Signo, 2014, p. 67-94.
PUIGGRÓS, Adriana. La educación popular en América Latina. Orígenes, polémicas y perspectivas. Buenos Aires: Miño y Dávila Editores, 1998.
PUIGGRÓS, Adriana. De Simón Rodríguez a Paulo Freire: educación para la integración iberoamericana. Buenos Aires: Editorial Colihue, 2010.
RINCÓN-GALLARDO, Santiago. Llevar una Pedagogía Contra-hegemónicaa Escala en Escuelas Públicas Mexicanas. REMIE–Multidisciplinary Journal of Educational Research, v.5, n. 1, p. 28-54, 2015.