Letramentos críticos e emersão de práticas decoloniais/contra-coloniais engajadas na educação linguística e na pesquisa

Auteurs

Mots-clés :

Letramentos críticos, Decolonialidade, Lócus de enunciação, Educação linguística, Pesquisa

Résumé

Este trabalho buscou compreender como pesquisadores e professores de línguas, participantes de um componente curricular ofertado em nosso programa de pós-graduação, ressignificam suas práxis. Tomamos como ponto fulcral os letramentos críticos (Janks, 2018;  Menezes de Souza, 2011) para a emersão de práticas decoloniais/contracoloniais no ensino de línguas e na educação linguística. Os dados gerados provêm de interações em fóruns de discussão do Ambiente Virtual de Aprendizagem e de informações geradas por meio de um formulário eletrônico. Este estudo se caracteriza como uma abordagem crítico-reflexiva, focado no tratamento qualitativo dos dados e em sua singularidade e potencial heurístico. Observamos em nosso percurso mudanças atitudinais e conceituais tanto quanto à compreensão dos letramentos críticos, como também quanto ao seu potencial para estabelecer práxis decoloniais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. “Nosso norte é o Sul”: potencialidades, possibilidades e práxis decoloniais na formação de professores de espanhol. In: MOTA-PEREIRA, Fernanda; BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Ensino de inglês e espanhol em perspectivas decoloniais. Salvador: EDUFBA, 2022, p. 15-39.

CABALUZ-DUCASSE, Jorge Fabián. Pedagogías críticas latinoamericanas y filosofía de la liberación: potencialidades de un diálogo teórico-político. Educación y Educadores, v.19, n.1, p. 67-88, 2016.

FERNANDES, Edilmara Kayt Silveira.; BARBOSA, Lia Pinheiro. 2020. Pablo González Casanova e a sociologia latino-americana. Tensões Mundiais, Tensões Mundiais, v. 16, n. 32, p. 65-90, 2020.

GONZÁLEZ CASANOVA, Pablo. Sociología de la explotación. Ciudad de México: Siglo XXI, 1969.

GONZÁLEZ CASANOVA, Pablo. Colonialismo interno (uma redefinição). In: GONZÁLEZ CASANOVA, Pablo. A teoria marxista hoje. Problemas e perspectivas. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2007, p. 431-458.

ESCOBAR, Arturo. La cultura habita en lugares: reflexiones sobre el globalismo y las estrategias de localización. In: ESCOBAR, Arturo. Más allá del tercer Mundo. Globalización y diferencia. Bogotá: Universidad del Cauca, Instituto Colombiano de Antropología e Historia, 2005, p.157-194.

JANKS, Hilary. A importância do letramento crítico. Letras & Letras, v. 34, n. 1, p. 15-27, 2018.

GROSFOGUEL, Ramón. La descolonización de la economía y los estudios postcoloniales: Transmodernidad, pensamiento fronterizo y colonialidad global. Tabula Rasa, n.4, p. 17-48, 2006.

GROVOGUI, Siba. A Revolution Nonetheless: The Global South in International Relations. The Global South, v.5, n.1, p. 175-190, 2011.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: N-1, 2018.

MEJÍA JIMÉNEZ, Marco Raúl. Educaciones y Pedagogías Críticas del Sur (Cartografías de la Educación Popular). Santiago: Editorial Quimantú, 2013.

MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario Trindade. Para uma redefinição de letramento crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, Ruberval. Franco; ARAÚJO, Vanessa de Assis (orgs.) Formação de professores de línguas: expandindo perspectivas. São Paulo: Paco Editorial, p. 2011, p. 128-140.

MIGNOLO, Walter. 2003. Historias locales/diseños globales. Colonialidad, conocimientos subalternos y pensamiento fronterizo. Madrid: Ediciones Akal, 2003.

PALERMO, Zulma. Sobre a matriz colonial de poder. In: PALERMO, Zulma (comp.). Para una pedagogía decolonial. Buenos Aires: Signo, 2014, p. 21-57.

PALERMO, Zulma. Conocimientos de otro modo: la opción decolonial y la academia argentina. In: PALERMO, Zulma (comp.). Para una pedagogía decolonial. Buenos Aires: Signo, 2014, p. 67-94.

PUIGGRÓS, Adriana. La educación popular en América Latina. Orígenes, polémicas y perspectivas. Buenos Aires: Miño y Dávila Editores, 1998.

PUIGGRÓS, Adriana. De Simón Rodríguez a Paulo Freire: educación para la integración iberoamericana. Buenos Aires: Editorial Colihue, 2010.

RINCÓN-GALLARDO, Santiago. Llevar una Pedagogía Contra-hegemónicaa Escala en Escuelas Públicas Mexicanas. REMIE–Multidisciplinary Journal of Educational Research, v.5, n. 1, p. 28-54, 2015.

Téléchargements

Publiée

2025-09-03

Comment citer

RÁDIS BAPTISTA, L. M. Letramentos críticos e emersão de práticas decoloniais/contra-coloniais engajadas na educação linguística e na pesquisa. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 79, p. 80–109, 2025. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/estudos/article/view/58849. Acesso em: 27 sept. 2025.